quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Paul Mccartney (e os gafanhotos) no estádio Serra Dourada, em Goiânia

Paul Mccartney continua  Beatle

Por Tadeu Nascimento


               Você tem saudades do tempo dos Beatles? Ainda acha que os remanescentes Paul Mccartney e  Ringo Star estão aposentados? Pois, saiba que Paul lançou um novo e maravilhoso CD, batizado de "New"! E melhor, este álbum tem todo o espírito dos Beatles nos seus melhores momentos! Alô,  Nasr Chaul! Alô,  Fernando Perillo! Alô, Saul Greco Abdelnur! Alô, Ricardinho Mariano ! Alô, Beatlesmaníacos do meu Brasil varonil de bom gosto, o novo CD de Paul Mccartney tem a cara dos Beatles!  A canção "New" que  dá o nome ao álbum é bela! Aliás, todas as canções- nos remete aos arranjos mais característicos- como se fosse herança ou  ecos do DNA- dos meninos de Liverpool! Pois a bela  "New" nos remete a introdução de outra bela e famosa: "Strawberry fields forever".  Percebi  que Paul, até que enfim, achou o caminho que ele havia perdido, apesar de quarenta e tantos  anos depois e com os seus 71 anos! ! O álbum inteiro tem a sombra/parceria de John Lennon! Incrível! É como se esse CD  fosse fruto de Paul e John; É como Lennon estivesse ali ,do lado, compondo, tirando acordes com Paul, embora, um esteja num plano espiritual  e outro ainda esteja aqui, nas trevas. Interessante como esse trabalho lembra os melhores momentos da dupla! Parece até que Lennon está vivo! Nos leva até sonhar que ainda existe esperança para música pop, assim como era na década de setenta!
                   As outras canções do álbum "New", "Save us", "Quennie eye" e " I can bet" "Turned out" têm um quê das famosas  "Day tripper", "Help" e "Get back"!  Já a  "On my way to work" tem o estilo de "Across of Universe".  "Scared" então,  é uma linda canção como é bela Yesterday! São como pães saídos da mesma padaria! Pense nisso! E isso me faz lembrar da Rua 8, no centro da cidade, do Lanche Americano, do Acapulco Bar, da Discoteca Liverpool, do saudoso  Fabiano Viegas, do Bazar Paulistinha (por onde anda você, Edinho?),  do intervalo das aulas do Ateneu Dom Bosco cujo Centro Acadêmico Domingos Sales de Oliveira proporcionava- a nós que cursávamos o cientifico- o som dos Beatles nos autofalantes dessa maravilhosa escola! Pois é, "New" de Paul Mccartney é tudo de bom! Vale a pena adquirir!
                  Para a nova geração, é bom que se diga, que os Beatles mudaram o mundo! Suas músicas, principalmente: foram denúncias, bandeiras de paz!  Foram tão marcantes  que acabaram  por fazer com que os Estados Unidos da América  retirassem os seus soldados com os rabinhos  no meio das pernas, humilhados,  o que resultaria no fim da guerra contra o Vietnam!
                 O que você ouve hoje nas rádios, (só nas melhores) boates e barzinhos, são produtos dos Beatles! Queen, Oasis, U2, Roberto Carlos, Caetano, Gil, Raul Seixas, Cazuza, Renato Russo, em suma: todos eles "beberam" da fonte de Lennon e Mccartney. Contudo, o que importa é que Paul está vivo e produtivo! Este lorde inglês, educadíssimo, que proporcionou o melhor e inesquecível espetáculo em Goiânia, no estádio Serra Dourada, fato que  marcou a história de Goiás! Creia, daqui a 50 anos, quando perguntarem qual foi o maior evento musical, até então em  Goiás, uma verdade será dita: Sir Paul Mccartney!