Por Tadeu Nascimento
Nem todo mundo gosta do próprio nome. Quando menino, eu detestava! À época, em Rio Verde, o meu prenome era pouco comum! E era uma variação de gozações em cima do meu pobre nome! Taduro, Tadinho, Tadoido, Jadeu, Judeu; "A rainha de Bag-dá, "o rei do Su-dão" (e porque você também, não?)!" E a inevitável e maçante "Tadeu, cadê o Tadano? (e nessa, o meu irmão Telmo pagava o pato!)" E por aí ia!
Porque não escolheram melhor nome? Mesmo um nome comumzinho, tipo José, João, Joaquim-reclamava eu, aos meus país! Por que não o nome dele, meu pai, Clóvis; ou ainda, do meu avô paterno, Ernesto, ou, mesmo, o do imperador Júlio César ou do Otávio Augusto, ao invés de Tadeu que viraria Jadeu? Que falta de imaginação! E a minha mãe se defendia, dizendo ser a culpa da devoção a São Judas!
E com o tempo, outros Tadeu foram surgindo. Os autores de novelas passaram a criar personagens com o meu prenome! Me recordo que por volta de 1990, quando eu tinha uma vasta cabeleira e a amarrava à moda "rabo de cavalo", surgiu uma novela da Globo com um personagem que se passava por médico e que usava as suas madeixas, à moda equina e que se chamava também Tadeu! Muitas pessoas me perguntavam se eu estava imitando o personagem da dita novela, sendo que eu já era cabeludo bem uma década vencida! Na inesquecível "Roque Santeiro", o ator Fábio Júnior, fazia o papel do sedutor Jorge Tadeu que tinha como símbolo, uma árvore, cuja folha, parecia com antúrio, uma alusão ao sexo masculino: a flor do Jorge Tadeu! E os meus amigos pegavam no meu pé! E o pior, naquela época, tornou-se sucesso imenso uma música do nordeste "Seu delegado prende o Tadeu!" e eu passei a não ter mais paz! Não havia um lugar onde eu chegava, que um engraçadinho começava: "Seu delegado prende o Tadeu ele pegou a minha irmã e...!" E por fim, veio o bonitão do apresentador do "Fantástico", Tadeu Smith e aí, pararam de de alugar!
Quando resolvi criar um blog, me surpreendi com tantos Tadeu! E também com os Tadeu Nascimento! Havia nove blogueiros com o meu nome! Nove! Tinha um vereador pelo PV, um deputado do PSDB, um apresentador de televisão em Fortaleza, um gay- e pasmem-, um pai de santo que vendia macumba semipronta via internet (bastava o interessado colocar a galinha preta e a farofa por 10 minutos no micro ondas), mas tinha também, felizmente, um juiz federal! Fui obrigado então, adotar "tadeunascimento10" para o meu blog!
Tadeu agora é nome comum, graças a Deus! Tenho, ao menos dez amigos homônimos! De quando em vez, ouço pessoas dizendo que o meu nome é lindo! Será? Não sei. Só sei que hoje me sinto feliz pelo o meu nome e agradeço aos meus pais pela escolha do santo!
Viva São Judas!