segunda-feira, 8 de agosto de 2011

John Lennon


O mundo precisa mesmo é de poetas

Por Tadeu Nascimento

Às vezes fico a imaginar, se John Lennon estivesse vivo, quantas coisas belas ele estaria criando. Quantas maravilhas do ex- beatle, tipo "All your need is love" estaria nos encantando. Não há gente que absorve mais os ensinamentos do Cristo que os poetas. Ah, os poetas. Parafraseando Lennon, diria eu que "Tudo que o mundo precisa mesmo é de poetas. Não há classe que prega mais o amor do que os poetas. E Cristo, foi o maior deles. Além do que, sua própria vida foi o mais lindo poema de amor. Cristo veio ao mundo para nos tirar da armadilha do caos, que nada mais é do que ignorância espiritual, pois, o mundo sem amor seria o próprio caos. E grande parte da humanidade não percebe. E no topo do mundo dos ignorantes existem aqueles que acreditam que podem comprar tudo, até o amor. E pelo poder, propagam as mais terríveis guerras. Só que eles não sabem o que é amar. Pois amar não é comprar, ao contrário, é doar. Doar sempre. Tudo que puder. O poeta de Nazaré quando disse "Dê tudo aos pobres e me siga" demonstrou o seu grande amor a humanidade. Poesia pura. Sentimento de mais alta nobreza. Sabemos, óbvio, que não temos a nobreza do Cristo, mas eis aí, o caminho para paz no mundo. Dê uma chance a paz! (Give chance a peace!), disse Lennon numa canção. Por isso, às vezes, desconfio que os poetas são enviados de Deus. São avatares, aqueles que vem ao mundo para por ordem no caos. E talvez por terem cumprido seus destinos, partem logo dessa vida. O amor de Castro Alves aos nossos irmãos negros é de uma beleza infinda: "Oh, senhor Deus dos desgraçados!/ Dizei-me vós, Senhor Deus/ Se é loucura... se é verdade/ Tanto horror perante aos céus..."- se referindo aos escravos morrendo aos montes, nos porões dos navios repletos de escravos. Castro Alves morreu aos 24 anos! Como pode um menino- ainda aos 19 anos criar "Navio Negreiro"- ter tamanha genialidade? Tanto que em "Mocidade e morte", um de seus versos é: "Eu sinto em mim o borbulhar do gênio". Imagine, se ele tivesse vivido 50 anos!
Mas por que tantos poetas deixam a vida prematuramente? Acredita-se que não é só pelo álcool, drogas, AIDS, bala de revolver... mas por viverem com intensidade cada dia e principalmente por dar fim o cumprimento de seus destinos que é chamar atenção da humanidade para o mais sublime: o amor. Depois de deixarem o seus recados se mandam para eternidade! Assim foi com Álvares de Azevedo (álcool) aos 19 anos; Gonçalves Dias, (naufrágio), aos 21; Noel Rosa- também aos 24 anos por complicações pulmonares (boemia) aos 24; Cazuza aos 32 anos (AIDS), Renato Russo (AIDS) aos 36; Gonzaguinha (E a vida, o que é / Diga lá meu irmão/ É um sopro da criação- acidente automobilístico) aos 45; Jessé (Se um veleiro repousasse na palma da sua mão- acidente automobilístico) aos 40; Raul Seixas (alcoolismo e diabetes) aos 40; Jim Morrison (drogas) aos 27, Luigi Tenco (Ciao, amore, ciao)- suicídio aos 27; John Lennon (assassinado) aos 40. E o mais talentoso de todos poetas da humanidade, Jesus, o Cristo (assassinado na cruz) aos 33 anos. Todos, em menor ou maior grau, defenderam o amor. O amor que deveria ser a razão de tudo na vida.
Mas, o que é ser poeta? Pra muitos, poeta é um ser sonhador, visionário, tolo. Tolos sãos eles que passam a vida babando pelo dinheiro e que só fazem sexo por não saberem fazer amor! Depois babacas são os poetas! Poetas- segundo os melhores dicionários- são aqueles que despertam o sentimento do belo. E nada mais belo que o amor. E, no fundo, eu gostaria de ter o talento desses insanos! E com certeza eu seria mais um a ajudar o mundo a ser menos infeliz.Há quem ache o amor piegas, cafona, coisa de lunático. Mas o que você sente por seus filhos cara-pálida? O amor é uma bobagem?! Pois então, me apresenta algo melhor! O amor, homem de gelo, ainda é o maior barato da humanidade! O amor não tem cor, não tem credo, não tem pátria, não tem cifras!
O amor é um fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentar-se descontente...(Shakespeare).
Daí, o meu modesto entendimento que os poetas são os verdadeiros apóstolos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário