sexta-feira, 13 de março de 2015

   

Se o mundo acabasse amanhã, o que você faria?

Por Tadeu Nascimento

        Como diria a música de Paulinho Moska, o que você faria, se só lhe restasse um dia?  Andaria pelado na rua?...  Doaria todos seus bens? - quem haveria de aceitar ? Beberia todo uísque e cerveja que desse conta?  Usaria marijoana e/ou cocaína? Daria um belo de um "tombo" no garçom? Cantaria todas as mulheres possíveis? Beijaria na  boca de quem não conhecia?- como na canção" E o mundo não se acabou" de Assis Valente que a Paula Toller gravou?  Perdoaria os seus inimigos? Mandaria seu patrão catar coquinho no cerrado? Agarraria, no  elevador, aquela vizinha que sempre você queria levar pra cama?- e, vamos logo, baby, que tem duas na fila! Elogiaria a bunda da mãe de seu melhor amigo? Confessaria a sua prima que sempre se deliciava olhando-a pelo buraco da fechadura quando ela estava no chuveiro? Dirigiria na contramão, bêbado e com a Carteira Nacional de Habilitação vencida?  Apontaria o terceiro dedo (para cima) da mão direita ao  policial?
                Abriria a porta do hospício e trancaria a da delegacia, como canta Paulinho Moska?
                Iria a uma da milhares de festas de despedida do planeta, onde se rolaria de tudo e onde ninguém seria de ninguém?
                Ou iria pra igreja rezar?
                Ou você imploraria a Deus para que lhe desse só mais um dia pra você comemorar o próprio aniversário, pois faria 60  e não precisaria mais  pegar fila, nem pagar passagem de ônibus?
                Sairia em busca de mendigos para se redimir? Doaria sangue, coisa que nunca fez? Assinaria o Termo de doação de órgãos, isso faltando um dia?
                 Pediria perdão a todas as mulheres que você traiu? - isso vale para o sexo oposto!
                 Jogaria a balança pela janela? E também o remédio para queimar gordura e o abençoado Lexotan? Colocaria fogo na sua casa? Daria uma surra na  rabugenta da sua sogra? Colocaria chicletes nas cadeiras? Colocaria palitos quebrados no feijão, depois de almoçar? Queimaria o seu dinheiro na frente do gerente do banco do qual você é devedor?  Enviaria um telegrama para o presidente da Caixa Econômica dizendo que se ele quisesse receber as prestações do financiamento da sua casa que  ele procurasse o Abreu, se ele não pagar, nem eu? Esvaziaria os pneus dos carros da sua rua? Tiraria férias de sua mulher por uma semana? Cuspiria no balcão da casa lotérica? E diria para o dono da lotérica que ele enfiasse o prêmio onde ele achava que ele merecia? Escreveria- em letras garrafais- um poema aos moldes de Bocaje- na parede da delegacia? E ainda,  rimaria tais versos que levaria o nome da dona Julieta, a "mãe" do delegado?
                Pois, seria muito interessante, caro leitor, imaginar o que seria do último dia do planeta, se fôssemos avisados apenas, um dia antes! O que fariam o banqueiro e o agiota com tanto dinheiro e promissórias nas mãos? O que faria o pão duro que deixara de comer bem, vestir bem e de viajar para guardar dinheiro?  O que faria a solteirona com a sua sexualidade invicta? O que faria o exibicionista milionário com seus automóveis de luxo? A madame com os seus diamantes e  suas pérolas? Os latifundiários com suas terras infindas? O que fariam os enrustidos, que adorariam sair dos armários, mas não tiveram coragem? O que fariam os perversos, os desonestos, os gananciosos,  na iminência do acerto  de contas com o Criador?
                 Pois, é,  seria um "deus nos acuda" ou um "salve-se quem puder"!
                 Fugir? Para onde?
                 Como dizia um caipira de Rio Verde, "Se o mundo acabar, eu vou fugir pra roça!"
                 E as máscaras cairiam e as hipocrisias se derreteriam!
                 Portanto, leitor, o que vale é o agora! O passado prescreveu e o futuro nunca nos pertenceu!
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário