sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os pais da alegria

Complexo de vira-latas

Por Tadeu Nascimento

                                Nelson Rodrigues nunca esteve tão em voga. Dizia ele  que o brasileiro tem complexo de  vira-latas. Afirmava o teatrólogo que a grama do vizinho sempre está mais verde que a do  seu jardim. A questão a discutir é a Copa do Mundo. É quase certo que tão cedo não teremos outra copa no Brasil- ao menos para esta geração! Pois, a última ocorrida no  Brasil faz 64 anos. Esta geração não testemunhará outra copa .  Portanto, não é hora de manifestações despropositadas nas ruas. De quebra-quebras. O momento é para curtir a maior festa deste século no nosso país. De mostrarmos ao mundo, que de fato, somos um povo feliz e educado. E não se deixar  levar pelos politiqueiros mesquinhos, interessados no quanto pior melhor, com claro objetivo de desestabilizar o governo e ganhar a eleição deste ano. E, claro, o patriotismo que se lasque! Esquecem que o nosso país é lindo; que o nosso clima, nossas praias, nossas florestas nossa gente, o nosso futebol, o nosso espírito alegre são motivo de inveja em todo mundo!
                                Recordo-me da copa da Espanha em 1982. Construíram estádios e  hotéis de luxo. Barcelona se transformou numa das mais belas cidades do mundo. E o país estava quebrado em face da ditadura imposta pelo governo do generalíssimo Franco tornou-se um belo país e o povo espanhol viveu momentos de grande euforia na preparação da copa de 1982. Foi aquela copa que a seleção brasileira foi muito bem com Zico, Sócrates, Falcão, Eder & cia! Foi realmente uma grande copa!
                                Essa história de que o dinheiro gasto com estádios deveria ser gasto na saúde e educação é conversa pra boi dormir. Essa mesma gente,  aves mau agouro, não fez agitações quando construíram  autódromos que por sua vez não passam de brinquedinhos de luxo para uma elite perversa que só olha para o próprio umbigo! A mesma elite que apoiou a ditadura militar que torturou, matou e forçou exílio de muitos brasileiros! Por que esses mesmos manifestantes não foram às ruas contra as privatizações, cujo dinheiro arrecadado  nunca fora gasto em hospitais e escolas? Ora futebol é ainda a maior alegria do povo brasileiro! E além do mais,  precisamos elevar a nossa autoestima.
                                 Causa-me repúdio o pedido de um certo candidato à presidência da República, ao ministro do STF Gilmar Mendes, para que derrubasse o artigo da Lei Geral da Copa que proíbe a entrada com faixas e cartazes "para outros fins que não a da manifestação festiva e amigável", ou seja, o presidenciável deseja que sejam expostas as nossas mazelas ao mundo inteiro, o que é um absurdo! Fica claro sua ignóbil e abjeta intenção eleitoreira!
                                Que a nação brasileira seja muito feliz nesses meses de junho e julho!
                                 Vou pintar meu coração de verde e amarelo e sair cantando: "A taça do mundo é nossa,/Sou brasileiro,/Não há quem possa..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário