sexta-feira, 17 de abril de 2015



O ANJO NOSSO DE CADA DIA

Por Tadeu Nascimento

                                  Se você, numa esquina qualquer dessa vida, se deparar com um hippie- que nada mais é que  um ser contra tudo o que aí  está -  com um violão em punho,  a cantar John Lennon ou Raul Seixas, que juízo de valor faria dele? Apenas um rebelde sem causa? Se você vir numa praça, um cidadão, pateticamente vestido de terno preto, gravata borboleta e suspensório a declamar o "Navio Negreiro" de Castro Alves, o que você diria a si mesmo sobre tal pessoa emblemática? Mais um louco no mundo? Quando, você, tète-à-tète, se encontrar  com um grupo de jovens, vestidos pés à cabeça, com tecidos cor laranja, a canta e ainda, em correria- o mantra "Hare Krishna, Hare Hare", o que  você pensaria desses aloprados-alaranjados?  E se você vivesse à mesma época de Francisco de Assis, que era filho de um ricaço, mas que doou tudo que tinha aos pobres e o visse conversando com passarinhos, o que você testemunharia sobre Francisco? Você aceitaria passar desarmado pelo corredor dos ingleses com cassestetes de madeira como fez Mahatman Ghandi e seus seguidores? Você enfrentaria a Ku- klux- klan na década de 60 do século passado, de peito aberto, como fez Martin Luther King?  Suportaria ficar preso por quase três décadas, por um ideal, como fez Nelson Mandela?
                            Pois, saiba o leitor,  que desde que o mundo é mundo, existiram esses seres enigmáticos, a chamar a atenção de toda a  humanidade!
                           Mas o que querem  esses  seres  exóticos, inquietantes, além de ousarem desafiar o curso "natural" da história? A princípio, o mais notável foi João Batista, primo em primeiro grau de Jesus de Nazaré! Ele foi um subversivo, um "comunista" pra época,  um mambembe... um "louco", um hippie exacerbado... uma voz na ruas, a falar eloquentemente, contra a ordem estabelecida, até então, pelo Império Romano!
                             Mas, o que são realmente e o que querem esses seres intrigantes? São apenas loucos? Mas, e se ocorresse nos dias  de hoje?  São Francisco continuaria louco, assim como qualquer hippie que vemos nas calçadas de uma cidade grande! Só que, passado muito tempo Francisco de Assis, foi confirmado pela igreja Católica como  o homem que mais seguiu os ensinamentos de Jesus e portanto tornou-se santo! João Batista tornou-se o santo que anunciou a vinda de Jesus! John Lennon  tornou-se  um dos maiores defensores da paz da história, assim como o então maluco beleza Raul Seixas passou a ser compreendido como gênio! Martin Luther King, rebelde, que lutou contra preconceito racial, contra a "Ku-klux- klan": foi assassinado, mas tornou-se herói americano! Nelson Mandela, que amargou cadeia por 27 anos, por lutar contra o regime do "apartheid" tornou-se prêmio Nobel da Paz e presidente da África do Sul! Mahatman Gandhi deu uma lição a humanidade, apanhando de porrete da polícia inglesa, na Índia, - que deixou o resto do mundo indignado- ao ponto na sua teoria  da não-violência resultou  na liberdade do povo indiano! Hoje é reconhecido como um dos maiores vultos da história!
                           E  os rapazes alaranjados, continuam sonhado com o Nirvana e correndo pelas ruas, propagando a paz entre os homens e pregando um possível lugar harmonioso como  Xangri-lá, ou Xanadu, que são mesma coisa! 
                           E aí, eu pergunto, o que mudou, na essência,  de lá pra cá? E eu mesmo respondo: nada, absolutamente, nada! Todavia, os injustiçados de hoje podem ser os heróis de amanhã! Pois, são na opressão ou na injustiça que nascem os heróis!..  
                          Tenho, cá pra mim, que esses rebeldes são anjos disfarçados de loucos a defender a arte, a bondade, a justiça e a felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário