segunda-feira, 27 de abril de 2015


Aos meus amigos de outrora

Por Tadeu Nascimento

                                Hoje, deixo as crônicas e outras as coisas amenas, para exercer o meu lado articulista! Começo pela década de 70, onde a minha geração lutava pelo sonho libertário que não é mais que a liberdade democrática, diante da tão infame e perversa ditadura! Tempos amargos e cinzentos!  De longe, dias bem piores que os de hoje! Aliás, essa total liberdade de manifestação nas ruas, foi à custas de muitas  dores!
                             Os meus amigos, lá da década de 70, se posicionavam também contra a ditadura. Tinham como  bandeira, embora reprimida, o direito de se manifestarem, exporem seus ideais! E tinham como ídolos Chico, Vandré, Caetano, Gil, Guevara, Juscelino, Ulisses, Brizola, Lamarca, entre outros. Liam Gabriel Garcia Marques, Jorge Amado, Eduardo Galeano, todos escritores progressistas. E, lógico, os meus queridos amigos se diziam "esquerdistas"! E quando chegavam nas lojas os discos de vinil do Chico, do Caetano, do Gil era um furor! O "Pasquim" era a nossa referência e  o "Globo" o maior vilão!
                              Passados  40 anos, vejo nos facebooks da vida, os mesmos amigos de outrora, manifestando contra a liberdade (em pleno século vinte e um) e a favor de tudo que a ditadura nos imputava!  E como se não bastasse, ainda destilam ódio contra aqueles que colocaram  a vida em risco em prol da democracia! Muitos deles, presos, torturados, exilados e muitos mortos.
                              Esses diletos amigos de outrora, se armam com os mais vis adjetivos  contra quem ousa pensar diferente deles! Nos tempos da ditadura, havia uma máxima de  Voltaire, deixada para posteridade - muito em voga à época: "Ei de morrer defendendo o seu direito de pensar diferente do meu"! E agora, e, apesar disso, elegeram como vítima o Chico Buarque, chamando-o de bêbado (embora não consuma bebida alcoólica há 10 anos) e velho decrepito! Logo o Chico, que deixa para posteridade uma obra bela e irretocável! Além de uma história de incansável opositor a ditadura! O maior compositor da  nossa história! Em contra partida, elevam o cantor Lobão (ex usuário de cocaína e que alguns anos atrás, apoiava o PT) na condição de "santo"! Que decepção! Contudo, agora o caminho é livre para quem quiser se manifestar! Nunca vivemos tamanha democracia!  A conclusão a que chego, é que o ser humano é volúvel, interesseiro e pior, venal ! "Se o meu bolso vai bem, estou em paz, mas se meu bolso está a perigo, embora com dois, três carros na garagem, piscina e dólares para ir aos esteites, eu me revolto...então, vou  para as ruas xingar a presidente de vaca!..."Que povo educado! Que povo fino! Quase todos com passaportes com dezenas de carimbos da emigração dos EUA e da Europa!  E veja que as elites nem desceram dos saltos para mandar quem nos representa (a presidente da nossa nação) para o pior dos impropérios como aqueles exclamados na abertura da Copa do Mundo! Quer dizer, quatro messes antes das eleições! Nunca fiquei tão envergonhado! E o pior, os meus amigos em consonância com essa vergonha! Claro, quem tinha dinheiro para ver os jogos ao vivo, só a elite!
                            Fico a pensar: estudamos pra quê? Para chegarmos um dia a renegar tudo que defendíamos? Ou será que a juventude é apenas é laboratório de idiotas? Penso que não! Pedro Álvares Cabral, Cristovão Colombo, Vasco da Gama, Fernão de Magalhães eram rapazotes de 20 poucos anos quando embrenharam mar a dentro- com grande risco de não voltarem- para mudar o curso da história!
                            A verdade,  é que o buraco é mais em baixo:  era tudo teatro! Nunca foram progressistas! E sim, adeptos ao modismo da época: ser contra a ditadura era o máximo! No fundo, todos eram (e continuam sendo) direitistas, ultraconservadores! Democratas? Só até onde lhes convém! Quanta hipocrisia! Resta uma certeza: querem o Brasil como um feudo, uma fazenda, tendo eles como patrões e claro: com camionetes  Hilux com o desconto agrícola, com o adiantamento da safra na sua conta bancária, etc, financiados pelo o bonzinho Banco do Brasil. Mas, parte desse dinheiro vai para as putarias de beira de estrada, apartamentos e carrões  para as amantes...casas em Miami e, sem contar, educação dos filhos na Suíça, etc. Às custas do erário (que óbvio, é dinheiro do povo brasileiro)!
                            Houve uma eleição, totalmente democrática! É preciso respeitar a democracia, sob o risco das próximas eleições serem questionados os vencedores! Bom ou ruim , a maioria escolheu Dilma Rousseff! Portanto, é preciso suportar a democracia! 
                            Admiro (embora com posição diametralmente oposta) quem manteve a coerência, mesmo pensando e agindo diferente de mim!
                            Muito lamentável, para não dizer triste (com quem tinha laços estreitos), que as máscaras caíram e as  verdades vieram à tona.
                            Hoje, esses queridos amigos leem a trilogia de " Os 50 tons de cinza", as obras de Paulo Coelho, Augusto Cury entre outros pseudos literatos!
                            Para esses, deixo a velha máxima: é pra frente é que se anda, pois estamos nessa vida para um único propósito: o de evoluirmos!
                            Como diria, o compositor cearense  Belquior: " Em que eu acreditava está em casa contando o vil metal"!
                            Caros amigos de outrora, para onde foram os nossos sonhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário