quinta-feira, 1 de outubro de 2015



O destino de quem tem o nome de Francisco

Por Tadeu Nascimento

                       Nem um nome, melhor, um prenome- como me exige um perfeccionista colega de trabalho - é tão abençoado- portanto, bem sucedido- quanto ao nome Francisco! E quase sempre um Francisco me enchem os olhos de alegria! Evidente que essa história vem de longe. Desde menino, Francisco de Assis  foi o meu santo predileto, embora a minha mãe me pedisse para ser devoto de São Judas, o meu xará,  Mas o rapazinho  humilde da cidade Assis sempre me foi o santo mais querido (além de São João Batista)! E para muitos- e para mim também- é o ser humano que mais observou e viveu os mandamentos de Jesus, o Cristo! Pra quem não sabe, Francisco de Assis era de família nobre, doou tudo que tinha aos pobres  e viveu uma vida espartana, melhor dizendo franciscana, verbete inserido nos vocabulários- após a morte do santo- como vida humilde! Não é sem motivo que a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira leva o nome de São Francisco! Grande Chico!

                    Com certeza o papa argentino, cujo nome de batismo, é Jorge Mario Bergoglio, adotou o nome de Francisco I com muita felicidade! E o novo papa Francisco tem se mostrado de uma sabedoria e humildade ímpares! Além de estampar um sorriso largo, feliz! Talvez por ter consciência que  está cumprindo um mandado papal com extrema sabedoria! Haja vista, suas posições contra os padres pedófilos, contra a homofobia, contra os embargos dos Estados Unidos a Cuba, e por último, quando pediu ao governo americano que não executasse uma mulher que matou o marido! Grande Chico!
                     Em outro tempo,quando passei no vestibular para o curso de Engenharia, na antiga FIUBE, atualmente UNIUBE (cursei quase 4 anos de engenharia... mas esse não seria o meu destino, posto que me graduei em direito) de Uberaba, Minas Gerais. Logo depois, tive a felicidade de cruzar com o maior Chico do Brasil, o  Cândido Xavier! Em meio a boemia nas horas altas das madrugadas, na praça Rui Barbosa, quase sempre eu me deparava com a figura de um homem gordinho, estatura baixa, de peruca, de terno jaquetão a entrar no antigo, antológico e inesquecível "Bar 1001"! E sempre um confrade de boemia, Vicente Leporasse, esperava a chegada  do Chico Xavier na lanchonete que ficava aberta 24 horas,  e sempre que estava na cidade, às 5 da manhã, ia ao "Bar 1001" tomar café e comer pão de queijo (aos pedaços, posto que ele partia com as mãos o pão de queijo e o levava à boca) e o Vicentinho não perdia a oportunidade, embora bêbado, bater um papo com o Chico! Por algumas vezes fui com ele, mas estudante indolente, não compreendia a grandeza do Chico! E em muitas outras oportunidade eu o vi no Banco do Brasil, no último dia de cada mês, para sacar o valor da sua aposentadoria, e eu o via distribuir algum dinheiro que trazia no bolso do paletó várias notas emboladas  e dava  aos pobres com a mão fechada que pegava o dinheiro para valer a máxima que " o que a mão direta dá, a esquerda não pode saber! Grande Chico!
                     Um outro Chico importante, embora não bem sucedido, que o mundo ainda não dá o devido valor: Chico Mendes, o defensor das florestas, líder dos seringueiros! Morreu assassinado por ignorantes  madeireiros (pai e filho) em Xapuri, no Acre! O clima do mudo está um forno e vai ficar ainda pior, por conta dos desmatamentos! Grande Chico!
                      Agora um Chico mais humano: o Buarque! O compositor que toca as almas femininas! O poeta que também compõe na primeira pessoa e no feminino! O modesto e tímido na primeira vez que cantou em público em um  colégio do Rio de Janeiro,  Sacré Couer de Marie. Quando terminou de cantar as as moças encantadas com o rapazinho tímido de olhos cor de ardósia caíram em cima do violonista que sai correndo apavorado... Autor de dezenas canções inesquecíveis como "Anos dourados", "Bye Bye Brasil", "Carolina", "Eu te amo" " Apesar de você" entre outras maravilhas! Grande Chico!
                      Fica a impressão que os de nome Francisco vieram ao mundo com a feliz missão de servir a humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário