quinta-feira, 14 de julho de 2016


O porquê do Brasil estar sempre mal


Por Tadeu Nascimento

                   Existe uma questão secular que não muda! Por que o Brasil vive às turras com a economia? Desde que me entendo por gente que o país vai mal!  Já vivi muitas crises terríveis!  Entre elas a Revolução de 64 e a do petróleo nos governos da ditadura! Os planos Cruzado e Verão e o famigerado Plano Collor! É claro que a má administração não seja causa única! São vários fatores! E o principal, a meu ver, é círculo vicioso onde a ignorância do brasileiro, hipnotizado pela mídia venal- com a Globo à frente- vota em que a mídia determinar e ainda, na outra ponta,  vota também no candidato, não pela sua competência, mas por que é seu vizinho, ou primo, ou amigo,  na esperança  que o candidato, se eleito,  arrumar um emprego para o filho, uma boquinha para si no governo, mesmo sabendo que pretenso político não tem a mínima capacidade de exercer cargo público!
                   Os livros de história do Brasil  não escondem os nossos infortúnios econômicos! A quem interessar possa, que veja o histórico da nossa economia desde o Império! Da origem da nossa antiga dívida externa! De Visconde de Mauá e o banqueiro Rothschild! O contrato espúrio da construção da primeira ferrovia do Brasil, cuja cláusula de garantia versava aos construtores todas as benesses, incluindo isenções de impostos e manutenção da ferrovia que seria por conta do governo brasileiro! Foi o primeiro contrato com credores bancários internacionais feitos pelo Brasil. Sobre esse assunto sugiro ao leitor a excelente obra  "Brasil, república dos banqueiros'' de Gustavo Barroso!
                   O "Encilhamento", episódio criado por Rui Barbosa, ministro da fazenda de 1889 a 1891, estopim para grave crise econômica na Primeira República. O principal motivo foi a emissão descontrolada de moeda pelo governo e ações sem lastro pelas empresas criadas nesse período, que provocou alta inflação e especulação financeira. Em 1891 viaja para Europa e encontra com D. Pedro Segundo e fala: " majestade, me perdoe, não sabia que a República era isso!" Palavras de um republicano que ajudou a depor e exilar o imperador!
                   A mídia é capaz de fazer com que o Brasil seja o único país do mundo a ter uma classe pobre de direita-, pregava o cantor Tim Maia!  Afora isso, temos uma elite de pior espécie! Culpar esse ou aquele político  pelas mazelas do país é um exagero! É ter uma visão caolha dos fatos! Esquecemos da nossa elite que extorque o governo e os políticos a cada minuto! Começa por bancar as eleições dos candidatos para depois cobrar-lhes bem mais caro!   Os políticos mudam, as empresas continuam! É preciso lembra que a OAS Construtora, da Bahia, vem corrompendo políticos e governos desde a ditadura militar, apadrinhado pelo então poderoso senador baiano Antônio Carlos Magalhães, empreiteira que atualmente é uma das vedetes da Operação Lava Jato! A as construtoras Mendes Júnior, Camargo Corrêa por mais de 50 anos são peças angulares de corrupção nos governos municipais, estaduais e federal!   A Odebrechet, a rainha de todas empreiteiras, a corruptora mor, nesse mar de lama, vem desde os governos Sarney, passando pelos governos Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma!  O mal em si, não está só nos corrompidos, mas enormemente nos corruptores: enquanto o deputado corrupto embolsa 500 milhões de reais de propina a empreiteira que o prestigiou leva pra si 5 bilhões de reais dos cofres públicos!  E, claro, sempre abençoado pela mídia que só existe em face de  dinheiro sujo de tais incorporações! Quantas escolas, hospitais e estradas seriam construídos com esse dinheiro pertencente ao erário? E a  carestia que sufoca os mais pobres da população, consequência direta desse dinheiro roubado do povo brasileiro! E pasmem, não devolverão o total dinheiro roubado! E ainda, como não se bastasse, o Ministério Público quer parte desse dinheiro roubado da Petrobras para o sua pasta, sob a justificativa de aperfeiçoamento de seus trabalhos! Fazem-se de cegos, mudos e surdos os procuradores, como não soubessem nada de Direito Administrativo, pois "ignoram" que  a Petrobras é uma empresa regida pelo regime privado!
                 E o que causa mais assombro, é que as excelências responsáveis pelos desvios do dinheiro nacional conseguem escapulir das garras da justiça, como aconteceu essa semana com a soltura de Carlinhos Cachoeira, condenado contumaz por corrupção pela Justiça Federal, do seu parceiro, dono da  Construtora Delta, Fernando Cavendish e de mais três dos seus capadócios que estão cumprindo prisões domiciliares no Rio de Janeiro sem as vergonhosas tornozeleiras eletrônicas, como se estivessem curtindo férias! E o povo que se lasque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário