quinta-feira, 7 de julho de 2016



Que país é esse que dá mais valor a Alexandre Frota do que em Chico Buarque

 Por Tadeu Nascimento


 No último domingo, assisti um DVD sobre a história do futebol. Mais precisamente o futebol brasileiro. O título do vídeo é " A história do futebol- um jogo mágico". Não mais que de repente, me vi em lágrimas! Não só pelo fato do sucesso da seleção das décadas de 60/70. Emocionei-me pela esperança que tinha o povo  brasileiro! Como éramos um povo cheio de esperanças! Um Brasil em construção: Brasília brotava no coração do país, em pleno cerrado, no planalto central do Brasil! Um presidente-sorriso, Juscelino Kubstheck,  que irradiava esperança!   Uma seleção brasileira de futebol, a melhor do planeta com Pelé, Garrinha, Didi, Nilton Santos. O povo brasileiro vivia um sonho, ao som da Bossa Nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes! Emocionante! Vale a pena assistir! 
                                         Terminada o documentário passei a filosofar! Como nos perdemos no caminho? Onde erramos? O que fizemos para chegar onde chegamos? O governo do PT é o culpado, embora vivemos de crise em crise desde o Império? Se mesmo na era progressista de Getúlio acabou resultando na desgraça de um tiro no peito do presidente? Se quando Juscelino, o maior de todos os presidentes, viveu o inferno zodiacal sobre a batuta do famigerado Carlos Lacerda que resultou numa longa noite de 29 anos de ditadura?
                                          O que fizeram da nossa música, do nosso futebol da nossa literatura? Tudo virou lixo! A mídia se encarregou de destruir os verdadeiros valores! Intencionalmente, os donos da mídia fazem questão de "emburrecer" a população com programas de péssimo entretenimento, tipo "Malhação", "Esquenta", "Faustão", "Gugu", pois, óbvio, torna-se mais fácil manipular a população! Desde então, não surgiu um sequer grande artista! Exceção para Marisa Monte! Saudades dos tempos dos festivais da Record que revelaram os últimos grandes compositores da MPB! Saudades das novelas e mini-séries como "O bem amado", "Gabriela", Grande sertão: veredas e "Roque Santeiro"!
                                         A ordem agora é da operação desmonte! E com isso, mergulhamos no caos! Somente a vinda de um avatar para nos tirar dessa miséria humana! Parece-me que tudo está perdido! O mundo vai de mal a pior e o Brasil no centro do furacão! Segundo o budismo, avatares são seres iluminados, como Buda, Lao-Tsé,  Jesus, o Cristo que vêm à Terra para por ordem no caos! E o caos de agora é pior que o de 1929, o ano da queda das bolsas de New York, quando milhares de investidores suicidaram! O mundo atual se transformou numa gigante Babilônia de imoralidades! Tudo pelo dinheiro! E para tirar o lodo do ouro enaltecem a orgia  financeira usando a mídia como fornalha para chegar ao poder!
                                       Cá, no nosso país, o escárnio tomou conta! Um governo filho de um golpe- agora parlamentar- ultrajante lança suas chamas da miséria! A exemplo disso, o ministro da Educação, um desqualificado para o cargo, ocupa uma das pastas mais importantes: Mendonça Filho, denunciado pelo Escândalo da Petrobrás tonou-se suspeito na Lava Jato e que no primeiro dia de trabalho, concede audiência e dá importância notória a um Alexandre Frota, ator pornô de décima quinta categoria! Frota foi levar ao ministro 12 sugestões para mudar o país, entre elas, "amplo  programa de privatização", "reforma da previdência", "simplificação das leis trabalhista". As duas medidas para educação que apresentou não passam propostas vergonhosas, posto que inconstitucionais: "escolas sem partido" e, pasmem: “doutrinação ideológica nas escolas! E com isso, fica a dúvida se ele é apenas um imbecil ou um mal caráter! Fico com as duas opções!         
                                     Um presidente da Câmara Federal, o primeiro na atual linha sucessória  à presidência da República, atolado até o pescoço na lama da corrupção; um presidente do Senado, não menos envolvido em gatunagens, ocupando o segundo lugar na mesma linha sucessória! Um ministro, Eliseu Padilha, condenado quando ministro dos Transportes do governo FHC, envolvido no escândalo da duplicação da rodovia que liga Goiânia-Brasília e o Aeroporto de Goiânia agora paladino da moralidade! Um Congresso Nacional desmoralizado, cujos representantes, vão de um simplório e analfabeto Tiririca ao fascista Jair Bolsonaro, passando pelos evangélicos e despudorados homofóbicos Marco Feliciano e o "engenhoso"  João Campos, autor da lei que criaria Kit-gay!
                                       Uma elite atrasada que repudia  o simples direito de pensar e ofende um dos maiores brasileiros da história: Chico Buarque! Há poucos meses, um idiota, que por sinal é goiano, cantor de happer, juntamente com o filho do Álvaro Garnero e neto de Mário Garnero, empresário envolvido no escândalo da quebradeira do Banco BrasilInvest S/A na era Sarney e mais dois outros boçais, cercaram  Chico na saída de um restaurante no Rio de Janeiro e o insultaram! Esse idiota, neto de um truculento e ignorante fazendeiro, foi indagado por Chico:  "De onde você é?", o neto da ignorância apelou e tentou agredir o Chico ao ponto de ser segurado fisicamente pela turma do deixa disso! Quer dizer: para a elite, você não tem o direito de se expressar! Talvez fosse o caso de rasgar a Constituição Federal e apagar o verbete "democracia" do Aurélio"!
                                        Renato Russo tinha razão: "Que país é esse?!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário