quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vênus de Milo

A mulher mais linda do mundo

Por Tadeu Nascimento

                               Reza a lenda que na Itália medieval, mais precisamente em Florença, existia uma mulher fascinante, cuja beleza, mais que inebriava os homens, ela os deixam hipnotizados! Imagine uma mulher mais bela que a Bruna Marquezine e mais doce que a princesa Diana da Inglaterra! Uma lady, uma deusa! Tratava- se da jovem aristocrata Rosaura Montalbani. Era tão linda que quando chegava à janela, o povo enchia as ruas, impossibilitando a passagem das carruagens! Quando expressava um sorriso, fazia com que todos os homens automaticamente sorrissem também! Tão bela que os negociantes recusavam pagamentos das despesas que ela fizesse. Quando entrava na igreja, os devotos desviavam o rosto do altar, para olhar para ela e eram, portanto, amaldiçoados pelo  sacerdote que fazia cara de felicidade quando a via, para logo em seguida, chamar a atenção dos fiéis  que babavam por uma simples mortal que os encantava como se fosse deusa! Todos os dias pescadores retiravam do Rio Arno o corpo de algum rapaz que havia morrido pelo seu amor! Todas as noites, vigilantes encontravam um corpo de um cavalheiro, ricamente vestido, tendo um punhal cravado no coração, por haver sido preterido pela bela Rosaura! Ela acabou sendo levada ao tribunal pelos amargurados e revoltados pais dos jovens! De todas as vezes, foi acusada de ser demasiada bela! E todas as vezes os juízes ficavam tão empolgados com sua beleza que a colocavam em liberdade! 
                              Conta ainda a lenda que ela foi intimada a comparecer diante da justiça, porque um tesoureiro havia gasto todo o dinheiro da empresa onde trabalhava com presentes para bela Rosaura e então, acabou se suicidando! Dessa vez ela foi condenada ao pelourinho a tantas chibatadas! Mas ninguém quis executar a sentença e por isso foi novamente posta em liberdade! " Eu, machucar um deusa? Jamais!"- diziam os rapazes, todos apaixonados! "Só for para açoitá-la com pétalas de rosas!", ou  ainda: "Prefiro me matar!"- diziam outros!
                              Um jovem de duque de Florença tornou-se melancólico- adjetivo antigo que se usava para os que  atualmente chamamos de  "depressivo"-,  retirou-se na torre de uma capela com tintas e pincéis. Fechou-se lá dentro e não queria mais comer nem beber. Mandaram chamar seu pai, que bateu à porta da torre, mas não obteve resposta. Ao forçar a porta, viu as paredes e tetos pintados de santas, de anjos sorridentes, de Madalenas penitentes e adoráveis Madonas todas com as mesmas feições de Rosaura Montalvani. Ficou constatado que o jovem enlouquecera diante da visão do rosto da maravilhosa Rosaura! Mais uma vez a bela de Florença foi levada  a presença dos juízes, porém, dessa vez, colocaram-na uma máscara em forma de caveira, afim de evitar que seu rosto causasse novas ruínas!
                              Trinta e nove anos depois, quando o Grão Duque Cosme subiu ao trono, tomou conhecimento do caso da mulher da máscara de caveira que fora condenada a prisão perpétua por ser demasiada bela, mandou buscá-la à sua presença. Quando lhe tiraram a máscara, disse o duque: "Bela, essa mulher?" Essa mulher não tem nada de beleza! Aliás, é terrivelmente feia! 
                              Segundos depois, percebeu então que a maldade humana havia roubado-lhe a sua famosa beleza! As feições da Rosaura tinham tomado forma de caveira! Dos olhos do Grão Duque desceram duas lágrimas, enquanto os demais presentes- que conheceram  aquela que era de uma beleza dos deuses- caíram em prantos! 
                              E como castigo, a tristeza tomou conta de Florença por muitos anos!
                              Moral da história: a beleza provoca , não só paixões  alucinantes, mas grande inveja nas mentes doentias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário