terça-feira, 27 de setembro de 2016



  Carta de saudade a Rafton Nascimento Leão


Por Tadeu Nascimento

                                Querido primo Rafton,


                             Senti muito com a sua partida! Você meu primo irmão, minha referência, posto que não tenho irmão mais velho. Nossas mães eram irmãs e os nossos pais primos em primeiro grau. Tinha-o, tenho-o e o terei sempre como meu irmão mais velho. Mas, absurdamente, acho que você teve sorte grande em ter partido antes do desastre que o Brasil está vivendo. Você, honesto (sem falsa modéstia), valente como ninguém, nacionalista, incorruptível, intelectual,  sonhador, leal, veria todo seu sonho se derreter... O sonho de um Brasil liberto, sem fome, sem analfabetos... Se aqui estivesse, estaria, como bem sei, sofrendo muito! Você que foi exilado (anos no Chile, na Argentina, Suécia, viveu a sua tão sonhada revolução na independência de Moçambique), lutou pela democracia e por um mundo mais justo. E sem dúvida, se envergonharia em ver o Brasil caminhando para a Idade Média! 
                              Quem o conheceu o admirava! Suas histórias fantásticas causavam inveja! Quem não gostaria de ter a sua  coragem para viver as aventuras que você ousou? Encarando os milicos na ditadura brasileira e depois, no Chile, fugindo do exército que estava contra o então presidente Salvador Allende. Exilou-se para Europa. Foi viver na Suécia e anos depois teve a chance de realizar o seu sonho: você um dia encontrou com um velho amigo brasileiro e lhe perguntou o que ele iria fazer naqueles dias e o amigo respondeu: "Vou fazer a minha revolução!". E você perguntou: "Onde?" E o amigo respondeu: "Em Moçambique"! Vou ajudar libertar Moçambique de Portugal, vou fazer alguma coisa pela minha biografia!- e o você de pronto respondeu: "Estamos juntos!" E assim era  você: vivia de desafios!
                         Voltando aos  atuais tempos cinzentos: a velha elite tramou a mais sórdida armadilha, afiançada pelos interesses dos grandes investidores americanos detentores da inesgotável sanha  pelo pré-sal, associada a gula da mídia mais podre do país e com um Congresso Nacional mais venal da história! Veria traições de grande parte dos políticos, principalmente do PMDB, agremiação que mais se beneficiou do governo Dilma!
                         Supondo que não está nos vendo, primo, saiba que o indecoroso e indiciado presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, abriu o processo de impecheament da presidente! E que dois meses depois também fora cassado pelo seus pares! E sabe também quem foi o relator desse processo vergonhoso contra Dilma Rousseff?! Foi o deputado do PTB por Goiás Jovair Arantes, um dos mais agraciados dos governos Lula e Dilma! O então líder do PMDB, Romero Jucá, aliado de Dilma, vestiu a roupa de Judas e traiu a aliança com o governo e foi um dos maiores conspiradores para queda da presidente! O senador e educador Cristóvão Buarque, que se garantia como esquerdista convicto, traiu a própria memória! Hoje é obrigado a engolir o ministro Mendonça Filho , cujo primeiro ato no ministério foi ouvir as sugestões do pseudo ator pornô Alexandre Frota para Educação! Mendonça e Frota estão com projeto para o ensino médio com matérias da época da ditadura como "Moral e Cívica"! E as traições não param por aqui: a senadora Marta Suplicy votou a favor da cassação de Dilma! Logo quem! Despeitada, claro, ela que queria ser a estrela do Partido dos Trabalhadores! Até o seu filho Supla, a acusou de golpista! Nunca mais vai se eleger a nada!
                         Destituíram a presidente do poder; o vice assumiu, mas, de imediato nas ruas, o "Fora Temer"  tomou conta! Agora querem cassar os direitos políticos e prender o Lula! Querem enterrar o PT, cassando os direitos políticos de Lula! Porque se não o fizerem, Luis Inácio voltará a vestir a faixa presidencial! Esquecem que a injustiça é a melhor forma de fabricar um herói! Basta lembrar que a  injustiça fez de Mandela um herói e presidente! E o Lula voltará como herói, vivo ou morto!
                         Sem contar que  estão cassando só políticos do Partido dos Trabalhadores! O senador Aécio Neves foi denunciado várias vezes, inclusive sobre uma apreensão de 400 quilos de cocaína apreendidos no aeroporto nas terras de sua família, na cidade Cláudio, MG! O ex- presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, atolado até o pescoço, está livre, flanando com a propina que extorquira, rindo dos seus ex pares! Por que, com todas as provas, não prendem Eduardo Cunha, a mulher e a filha? Por que nada acontece com os senadores Aécio Neves, Romero Jucá, Renan Calheiros, com os ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco e tantos outros envolvidos em escândalos? Por que não questionam os 10 milhões em propina recebido por Michel Temer? Está evidenciado a obsessão em destruir o PT  e mandar o Lula para prisão, justamente pelo medo de o ex-presidente voltar ao poder!
                         O mundo inteiro tem se manifestado que a democracia no Brasil foi ferida de morte! O próximo passo desse governo é se ajoelhar ao FMI!
                        O nosso país voltou a ser o que o escritor Gustavo Barroso acusava na década de 1950: "Brasil, colônia de banqueiros"
                        A tristeza tomou conta do país, a carestia está avassaladora, o desemprego bateu recorde, e nunca se viu tantas lojas vazias por todo Brasil: o valor dos imóveis despencaram, pois o objetivo do governo é por em liquidação todo o país para vendê-lo ao capital estrangeiro a preço vil! E na calada da noite já venderam grande número de ativos da Petrobrás!
                        Numa  outra ponta, , um  juiz federal tendencioso, metido a justiceiro, Sérgio Moro,  que na verdade se apresenta como inquisidor como Savonarola e/ou Torquemada, ambos do Santo Ofício, que só manda prender políticos do PT e poupa vergonhosamente os do PSDB, do DEM e também do PMDB, que desbragadamente cometeram corrupções de toda ordem! O senador Aécio Neves foi citado várias vezes em delações premiadas, de receber  milhões em propina e até agora nenhuma manifestação do juiz justiceiro. O mesmo acontece em relação a Michel Temer!         
                       Estamos vivendo a era da maldade! E, portanto, a falta de esperança é uníssona! No entanto, é bom lembrar que o incorruptível Maximilian Robespierre da Revolução Francesa mandou dezenas para guilhotina, também teve o seu pescoço decapitado e sua cabeça no  cesto! E como síntese dessa dialética, emergiu a era de Napoleão Bonaparte! Portanto, é bom prestar atenção no futuro perigoso que  estão fabricando! O tempo não para!
                       Mas, apesar da nuvem negra que paira sobre a nossa pátria, acredito que em um futuro próximo  a justiça  sobreviverá tal qual  você sempre defendeu e que o povo tanto almeja!
                       Abraços saudosos do seu primo irmão

                       Tadeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário