terça-feira, 20 de dezembro de 2016


Herdeiros de mim

  Por Tadeu Nascimento

               Tenho dois netinhos. Otávio, de 7 anos e Joaquim, de 5, filhos da minha filha única Thaís. Um é o oposto do outro. Se um é calmo o outro é inquieto. Se um é cuidadoso, o outro, desleixado. Eu, fico a observá-los. Mais do que isso, fico a imaginar o futuro dos meus gens. O que farão da herança genética que herdaram de mim? Até onde serei responsável pelo seus sucessos ou sofrimentos, principalmente quando adultos? Como será o futuro dos filhos deles, dos netos deles, meus descendentes?  
               O quanto dos meus defeitos genéticos incidirão em suas felicidades? Se serão ou não infelizes, terei uma parcela de culpa! Lembro-me do meu bom e amado pai, Prof. Clóvis, quando ele soube que eu sofria de gôta (ácido úrico alterado), disse:  "Que triste herança eu deixei para você e seu irmão!"
              Mas, voltando aos meus netinhos: alguma coisa, imagino, quando eu os vejo calados, pensativos no sofá ou sentados no chão, encostados nos cantos das paredes... Acredito que a infância é um grande e maravilhoso laboratório de sonhos! Mas, o que na verdade eles sonham? Difícil imaginar. Talvez ficam ali sonhando com a volta  do papai com a mamãe, em razão do casamento desfeito! "Eles brigaram muito mas eu queria o papai, a mamãe, o meu irmão e eu, bem juntinhos, para sempre!" Mas, não comentam nada! Como se o assunto separação fosse um crime! Ou talvez  em um brinquedo novo que ele viu nas mãos de um coleguinha vizinho! O iluminista Jean Jacques Rosseau defendia: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe!". Ou seja, o mal não está na origem mas, no depois! "No depois" significa a convivência com os outros!
               Os sonhos são desejos da alma! A humanidade precisa se direcionar para as crianças! Principalmente naquilo que elas verdadeiramente desejam! As crianças enquanto inocentes, só querem um espaço para brincar, serem felizes! Elas não querem mais que um algodão doce, um saco de pipocas, um sorvete, uma gangorra! O mundo seria muito mais fácil se tivéssemos também os desejos inocentes das crianças! As crianças, antes de serem corrompidas pelos adultos, não pensam em acúmulo de bens materiais, de riquezas, E se pensam em acúmulos são de coisas pra lá de inocentes; querem um tantão de balinhas, um tantãozão de chocolates e um mundão de sacos de skynis! 
                 Não é tão difícil resolver os problemas do mundo, parar com as guerras...É só os chefes de estados prestarem atenção nos animais e nas inocências das crianças. Os animais não matam os seus iguais; apenas brigam pela a sua fêmea, que é o extinto que obedece a lei da preservação das espécies! E se as crianças só sonham coisas boas, - antes de se corromperem- sem saber que existe a maldade, não teria, claro, como praticar o mal! " Livrai-nos do mal" diz o "Pai Nosso"!
                Utopia esse meu raciocínio? Não. Segundo os filósofos, um dia, a humanidade  será só altruísta! Quando as máquinas fizerem todos os serviços que o homem de hoje faz, restará a compreensão, a perseverança, a caridade para se sentirem humanos!
                Se prestarmos atenção, veremos que não são os jovens que fazem as guerras, mas sim os generais de 70, 80 anos, o que é um absurdo! Por que os generais (homens sem futuro) não vão eles mesmos, para os campos de batalhas se enfrentarem? Ordenam os nossos filhos a se matarem numa aventura suicida, vergonhosa e maldiçoada! Fica óbvio que quantos mais vivemos, mais violentos, mais covardes, nos tornamos! Cadê a evolução humana que eu disse no parágrafo anterior? Quanto mais velhos, mais gana pelo lucro! É só lucro, lucro, lucro, sempre o lucro! Pois é, a criança é inocente até conhecer o poder do dinheiro! Depois disso, vai se transformando em um ser insensível até se tornar um monstro capitalista!
                 Não sei como terminar essa crônica, mas, faço votos que os meu netos sejam sempre melhor do que seu avô materno e que continuem com o espírito de criança para sempre e que sonhem os melhores sonhos! E o mais importantes: que vivam os seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário