quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Seu Luiz Oliveira, o Don Juan do Sertão e suas mulheres


Distinto Garanhão


Por Tadeu Nascimento

Tem coisas que só acontece no Brasil. Em Rio Verde (GO), por exemplo, um cidadão (nascido em Pirenópolis) - parente meu- teve mais de 100 filhos! Seu nome: Frederico Gonzaga Jayme. Frederico era irmão do senador Luis Gonzaga Jayme que empresta seu nome a uma rua do setor Campinas em Goiânia. O senador, por sua vez, fora assassinado no Hotel dos Estrangeiros, Rio de Janeiro, adivinhe por quê? Porque fora pego nu com a esposa de seu assessor de gabinete. O marido traído o matou, quando o senador, ainda pelado, tal qual Adão antes de morder a maçã, se escondia atrás de um relógio de pêndulo! Tal episódio ocorreu em 29 de janeiro de 1921. Mas, voltemos ao Frederico: apesar de que a centena e algumas unidades de filhos foram com 7 mulheres, convenhamos, 100 filhos é algo extraordinário! Sem contar que conviviam entre si em razoável harmonia, na então pequena Rio Verde no idos de 1920. Feito heróico de quem teve apenas 42 anos de vida! Essas peculiaridades humanas me fascinam.

Esta semana surgiu num portal de notícias um cidadão de 90 anos que teve 69 filhos! O notável genitor em série reside no município de Campo Grande, sertão de Rio Grande do Norte. Claro, perto do meu parente Frederico Jayme, ainda é um principiante! Mas acontece que o distinto garanhão tem 17 filhos com a primeira mulher (falecida), cujo nome era Francisca. Logo depois se casou com outra Francisca, agora Maria Francisca, e com ela teve mais 17 filhos. Outros 15 com a cunhada Ozelita Francisca e- pasmem!- 13 com a sogra, dona Francisca Maria da Silva. "A gente foi se conhecendo melhor...e tive 13 filhos com ela!" (Vai gostar de Chiquinha lá em Mossoró!). Desejar a cunhada, é até compreensível pelo fato de ser a pessoa mais parecida com sua esposa- embora nunca aceitável-, mas a sogra é demais! E por conseguir encarar a sogra- e com ela ter uma prole de 13 filhos- no quesito testosterona ganha longe de meu parente Frederico Jayme! Tem que ir não só para as páginas do Guinness Book , mas também para o Devil Book ( livro de records do capeta) ! Os outros sete filhos (que faltam para se chegar ao total de 69) são frutos de relacionamentos, digamos, extraconjugais- embora ele não tem certeza, não nega que é o pai. Bill Clinton, o Mister Testosterona, deve estar morrendo de inveja!

Justifica o aposentado Luiz Costa de Oliveira, que o seu romance com a cunhada se deu quando a sua esposa estava nos períodos de gestação e resguardo. Ozelita, ia cuidar da irmã. Enquanto isso, entre eles, “ia rolando um clima”. Depois, com o número incessante de gestações e resguardos das duas irmãs, muitas vezes concomitante, o Dom Juan das Caatingas em face de “na falta de tu, vai tu mesmo!", se acochambrou com a sogra. Paquerador nato e insaciável, o nosso anti-herói é muito modesto: "A gente passa e as mulheres ficam olhando...Não sou bonito como dizem, mas tenho as minhas qualidades! Mas também não escondo que sempre fui namorador. A melhor coisa do mundo é mulher, e meu divertimento era namorar. Preferi que meus namoros ficassem em casa, e elas se entenderam. Nunca houve uma briga, pois eu lembro muito bem que dava conta de todas, além de trabalhar muito na roça para sustentar todos os meus filhos. Nunca faltou nada para ninguém”, disse. Todas dividem a casa, a comida e o amor de seu Luis, por mais de 40 anos. E o mais interessante é que eles moram numa casinha com apenas 1 quarto, sala, cozinha e banheiro! "Não tem muito conforto, mas dá pra fazer amor. E quando eu faço amor é sempre na mesma casa, no mesmo quarto, na mesma cama", disse Oliveira.

O segredo para tanta vitalidade. "Não bebo, não fumo, me alimento bem e durmo melhor ainda". Mas será que sobra tempo para dormir? Quanto a se alimentar bem, leia-se muita rapadura! E põe rapadura nisso! Oliveira não quis explicar como faz para se dividir entre as três mulheres na mesma casa. A minha casa é pequena, mas tem espaço pra todas. Pra fazer amor, não tem hora e nem lugar, basta querer."- garante o Dom Juan do Sertão. Como encontram espaço, tempo e privacidade para fazer amor, ninguém sabe.

E pensar que na Europa os casais tem, em média, menos que dois filhos!.. Só no Brasil. Oh, terra abençoada! O que não falta aqui é rapadura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário