sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Steve Jobs


Steve Jobs e seu pai biológico

por Tadeu Nascimento


Se você ainda não tem um tablet, com certeza, um dia, fará uso de um. O tablet é o filho mais novo da era do computador. Assim como o telefone celular, todo mundo terá o seu. Seu inventor: Steve Jobs. Mas você sabe quem é Steve Jobs? Conhece sua história? Então, peço-lhe licença para contar. Porém, antes, é preciso começar pelos últimos acontecimentos. Jobs é o criador e ex-presidente da Apple Inc. Mais do que um magnata, é um gênio do mundo moderno. Afastou-se da empresa devido a doença que o acomete. Agora imaginemos como tudo começou. Em 1954, um imigrante sírio chamado Abdulfatth John Jandali engravidou a jovem Joanna Simpson. Em 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco, Califórnia, nasce o rebento. O pai dela, um tirano, segundo Jandali, foi contra a união dos dois, por ele ser sírio. Joanna decidiu entregar a criança para adoção. Jandali aceitou a decisão, mas por ele, o filho não seria adotado. A adoção foi feita por Paul e Clara Hagopian Jobs que o batizaram de Steve Paul Jobs. Quando completou 17 anos, entrou na universidade Reed Colled em Portland, Oregon. Seis meses depois é obrigado a abandonar a universidade, devido aos seus altos custos. Aos 20 anos ficou fascinado pela eletrônica e então a sua vida tomou um novo rumo.
Meio século se passou e Jandali nunca mais teve notícias do filho. Somente alguns anos atrás, ficou sabendo que Steve Jobs era o filho que ele havia entregado para adoção há 56 anos. Jandali atualmente trabalha como vice-presidente de um cassino em Nevada, EUA. Mas o destino, que às vezes, parece ser perverso, apenas cumpre a lei da causa e efeito ou da ação e reação
: Jobs adquiriu um câncer perverso. No pâncreas. Jandali vê, pelos noticiários, seu filho- com o nariz de árabe, igualzinho ao seu- definhar-se para morte. Não existe um só dia que os portais eletrônicos não falam de seu filho biológico. Pois Jobs é um dos homens mais importantes e ricos do mundo. Todavia, é um homem muito modesto- mesmo com sua fortuna de mais de 8 bilhões de dólares- que aparece nas premiações vestido de tênis branco, calça jeans e com a sua indefectível camiseta preta de mangas longas. Por algumas vezes, tentou comunicar-se com Jobs através de email. Em vão. Todavia não teve coragem de falar com filho ao telefone e muito menos encontrá-lo pessoalmente. "Meu orgulho sírio não quer de forma alguma que pensem que estou interessado na sua fortuna".

Jandali, com quase 80 anos, declarou que quer conhecê-lo antes que seja tarde. Mas, parece que as mãos do destino estão atadas. Só há uma forma de aproximá-los: Jandali terá que lutar pela aproximação com o filho biológico. Para Jobs, esse senhor é apenas o seu pai biológico. Para Jandali, um abraço de Jobs é o perdão para o maior de seus pecados! É tirar de seus ombros um grande fardo que é o seu remorso! Jobs está muito debilitado e não cabe a ele estender a mão a quem um dia o abandonou, mesmo que a decisão final fosse da mãe. Que preço terá agora de pagar! Vai dizer o quê, ao filho abandonado? Bater à porta do quarto do hospital e dizer:" Oi, eu sou seu pai!? Jandali vai ter que se curvar até ao chão e pedir perdão ao filho e a Deus por uma negligência cometida quando rapaz! Quem é esse estranho a me visitar?- diria o assustado Jobs, no leito, diante de seu pai biológico! "Isso pode soar estranho, disse Jandali, mas eu não estou preparado, mesmo que um de nós esteja no leito de morte, a pegar o telefone e ligar pra ele. Ele terá que fazer isso. Um convite para um café com ele faria de mim um homem muito feliz."

No momento, não se vê o interesse material, mas o humano. O pai carregando o seu remorso a caminho do fim da vida e o filho cambaleando para a morte. Jobs, um ser predestinado a vencer, a dar a volta por cima, agora não está dando a volta nem por baixo. Dono da empresa que mais lucrou nos Estados Unidos nos últimos dois anos, está carregando a sua cruz, a caminho do calvário.

De filho adotado ao topo da tecnologia. Steve Jobs é um gênio do mundo digital, criador do iPod, do tablet iPad que está revolucionando o mundo. iPad é um produto que substitui biblioteca, videoteca, toca cds, possui rádio, internet, tudo em um único e compacto aparelho. Jandali também confessou que apesar de entender pouco de informática e apesar disso ele possui um Mac, um iPhone e um iPad. "Eu olho para essas coisas e não acredito que Steve foi quem as criou", disse."

E o tempo- para eles- continua em alta velocidade... Quem dará o primeiro passo desse encontro?

Moral desta história: o dinheiro não compra tudo e somente o amor pode fazer um novo final, mesmo diante da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário