Por Tadeu Nascimento
Todo mundo tem fome de alguma coisa. Não estou me referindo às necessidades básicas como alimentaço, sexo, higiene etc., mas sim a outras coisas que desejamos no dia-a-dia. Arnaldo Antunes e os Titãs, por exemplo, têm fome de teatro, diversão, arte, balé, e até saída pra qualquer parte. Mas neste mundo tem gosto pra todos os gostos. Eu já tive fome de muitas coisas: de vencer na vida, de um dia ser rico e de outras bobagens. Hoje tenho fome de sossego- se possível com uma cerveja bem gelada ao meu alcance. Mas tem gente que tem fome até de morte: O Bush filho tinha fome de vingança do pai- por este não ter vencido Sadan Houssain- até consumarem a morte do ditador iraquiano. Osama Bin Laden tem fome dos dois Bush, o pai e o filho. Do pai, porque fora traído por este na guerra do Afeganistão contra os russos. Pra quem não sabe, Bush pai foi sócio do próprio Bin Laden. De Bush filho ele demonstrou sua fome em 11 de setembro de 2001. Hebert de Sousa, o Betinho, irmão do Henfil, tinha fome de acabar com a fome. Cora Coralina tinha fome de lirismo. Vinicius de Moraes tinha fome de paixões. Tom Jobim, de um cantinho, um violão, este amor, uma canção. Caetano Veloso tem fome de vaidade. Já o Chico Buarque tem fome de modéstia. Michael Jackson tinha fome de ser branco. Paul McCartney tinha (e ainda tem) fome da inteligência de John Lennon e Lennon tinha fome de amor por Yoko Ono. Chico Xavier tinha fome de humildade; João Paulo II de paz para humanidade. Napoleão tinha fome de mundo; Hitler de judeus. Nero de fogo; Calígula de luxúria. Pitágoras de triângulo retângulo; Isaac Newton de maçãs caídas via gravidade. Albert Einstein tinha fome relativa de tudo que era relativo; Fidel Castro tem fome de ser o primeiro santo ditador comunista de Cuba; o irmão Raul seria o segundo. Kim Jong-il, o ditador da Coréia do Norte, tem fome de bomba atômica, justamente porque a explosão da bomba atômica tem a sua cara. De fome.
No campo da política Fernando Henrique Cardoso tem fome de ser a eterna rainha da Inglaterra do Brasil, já que ele nunca ouvirá de Barack Obama “Este é o cara!”. Fernando Collor tem fome de voltar para o Palácio da Alvorada despachando (inclusive macumba- segundo Rosane Collor à revista Veja) da Casa da Dinda. Sarney, de ser imperador do Maranhão. Enéas Carneiro do PRONA tinha fome de si mesmo: “Meu nome é Enéeeeas!” O presidente Lula tem uma fome exacerbada de “nunca antes na história deste país”. Carlos Lacerda tinha fome de presidência da República. Getúlio Vargas de deixar a vida para entrar na história. Leonel Brizola tinha fome de combater perdas internacionais. Jânio Quadros de forças ocultas. Os militares de ditadura. Oscar Niemayer tem fome de curvas (no concreto); Juscelino tinha de Brasília e de dançar valsa. O ministro Gilmar Mendes tem fome de destituir Deus de suas funções celeste-jurisdicionais e tomar o seu lugar. Daniel Dantas tem uma fome de leão em jejum por dinheiro alheio. Eike Batista de ser o mais rico do mundo, já no ano que vem que não chega nunca.
A fome nos esportes: Sócrates, o ex-camisa 10 do Corinthians, tem fome de chope do Pinguim de Ribeirão Preto. João Alves, aquele do escândalo do orçamento tinha fome de loteria esportiva. O Ibis Sport Club tem fome de ser o pior time de futebol do mundo (sempre foi e será!). O Botafogo tem fome de Flamengo. O zagueiro Emerson do Botafogo tem fome de ser reconhecido como o melhor atacante do Flamengo. O Flamengo tem fome de um novo Romário e o Romário dos 10 milhões de reais que o Flamengo lhe deve (e não paga!), além de ter fome de Zico, de Zagallo, de ex-mulheres e de outros desafetos. O Fluminense tem fome de Segunda Divisão. O Vasco está cansado de ter fome de títulos e pretende- se outros times com menos fome deixarem- permanecer na Segundona. O Adriano do Flamengo de ser imperador em qualquer hospício da Primeira Divisão. Zico, de nascer de novo e se chamar Pelé. E o Pelé, que por sua vez tinha enorme fome de gols, de casar-se de novo. Garrincha tinha fome de driblar João; Edmundo de gols e de confusão. O técnico Vanderley Luxemburgo tem fome de ser Muricy Ramalho e o Muricy de ser Luxemburgo. O Goiás Esporte de Clube tem fome de ser campeão brasileiro; o Vila Nova tem fome de Terceira Divisão. O Atlético Goianiense de empurrar o Vila Nova pra terceirona. Ronaldo Fenômeno de pagar mico-gay. O jogador Dadá Maravilha tinha fome de ser helicóptero ou beija-flor. Túlio Maravilha tem fome de marcar o milésimo gol como prefeito de Goiânia. Rubinho Barrichello de um campeonato de Fórmula Um, com somente pilotos que nunca foram campeões onde ele seria, claro, vice-campeão.
A fome das mulheres. Imelda Marcos, de sapatos (ela tinha mais de mil pares!); Adriana Galisteu, de ser viúva de qualquer famoso, principalmente de piloto de Fórmula Um. Mas também pode ser da Fórmula Dois, da Três, da Mil. Suzana Vieira tem fome de se debutar pela quarta vez aos sessenta e dois anos; Hebe Camargo de renovar o contrato por mais 80 anos com o SBT. Hillary Clinton tem fome de acabar com a cota de negros para presidente dos EUA. E você leitor, tem fome de quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário