terça-feira, 20 de dezembro de 2016


A felicidade morava no Córrego do Sapo


    Por Tadeu Nascimento

                  Menino sonha mais acordado do que dormindo! E desde que eu sonhava sob as influências, mais do sol do que da lua, já se passaram muitas décadas! Tempo que a felicidade tomava conta de mim! Hoje, quando sonho (e se me lembro desse sonho), é só nas horas noturnas! Sonho de menino é modesto, mas belo! E enquanto eu menino sonhador, eu viva onde reinava a liberdade, que era a única lei! E essa liberdade, se realizava quase todos os dias, principalmente nas férias. Época de aventuras de nadar no Córrego do Sapo, no poço chamado Matinha- que não era poluído- onde hoje é o lago do Clube Campestre em Rio Verde. Era natural voltar todos dias para aproveitar o máximo as férias que se passavam com a velocidade do vento!  Outra grande alegria era pescar lambaris e bagres naquele córrego, que para mim era o mar dos meus sonhos (eu que não conhecia o mar!), nos altos dos meus 12 a 14 anos! Ainda não havia o Clube Campestre! A felicidade estava justamente na inexistência do verbete "preocupação" que hoje me persegue, me domina o tempo todo e é a causa da minha insônia!
                  Mas, esse sonho não era exclusividade minha! Advogados, engenheiros, médicos, dentistas, políticos, figuras importantes que compõem o belo quadro social de Rio Verde deste milênio- e do finalzinho do outro-, também mergulharam nas águas seculares do Córrego do Sapo! É só perguntar, numa roda de bar, quem é que não tomou banho, inclusive pelado, no Poço da Matinha, ou em algum outro poço do Córrego do Sapo, nos fins dos anos sessenta do século que virou a página!
                  Meu pai fazia de conta que não gostava das minhas peripécias, mas sabia que era coisa de menino. Meu primo, hoje o médico Leonardo Pincovisk Ribeiro contava com  motorista próprio, seu pai, Jesus da Lapa Ribeiro (Lita Ribeiro) que ia buscá-lo no seu jeep Willys quase todas as tardes! Nós, simples mortais, voltávamos para casa de "dedão", pois era preciso  aproveitar até o último raio do sol no pequeno Poço da Matinha!
                  Todavia, era um espaço democrático. Quase sempre compartilhávamos o poço com a "Turma do Cabaré" que eram meninos mais pobres, porém valentes, que vivam na parte norte da cidade, lá para as bandas das "casas das mulheres alegres que  iludiam homens tristes"! Mas no final, nos entendíamos bem! Até porque, do nosso lado, havia o Demerval Brito Filho, filho de coronel da polícia, então, com quase 1,80 m de altura e que era um negão imbatível que ninguém encarava! Anos depois, Demerval foi prestar o serviço militar em Brasília, onde ficou famoso por ter sido um temível boxeador!
                   Nunca aconteceu um acidente grave; no máximo alguns arranhões, farpas nos pés  ou alguns calombos, preço barato para uma diversão de uma puberdade sadia! E não raro, alguma cobra distraída, cruzava o caminho, mas como é sabido "Deus protege os bêbados e as criancinhas"! Dos trampolins que se faziam os galhos de árvore, saltavam pobres, ricos e remediados! E o mais engraçado é que todos éramos tão iguais que nadávamos pelados, alguns de cuecas, e não havia lanches, nem refrigerantes que causassem diferenças entre uns e outros.
                   Após a ponte da descida para o Clube Campestre, lado direito, havia um alagado, pertencente as águas do Córrego do Sapo, cheio de tilápias. Tulio Jayme (Tulinho do Marinho), filho de Marinho Jayme- este, também pescador e caçador e emérito jogador de damas- com suas pernas e mãos atrofiadas tinha um acordo de cavalheiros  com os peixes: ele lhes servia quirelas de milho e em troca, os peixes abocanhavam os seus anzóis! E ele voltava pra casa com a capanga repleta de peixes! E nessas aventuras íamos, os três, Tulinho, Emilinho (Emílio Hanum Filho, ex-funcionário da Saga em Goiânia) e este escriba. Todos armados até os dentes com estilingues pendurados no pescoço! E nessas empreitadas, com a trilha sonora do vento e o cantar dos passarinhos, íamos felizes, como se não existisse maldade no mundo (enquanto isso, lá do outro lado do planeta, explodia a Guerra do Vietnã!) E era quase certo que lá estaria o Teleco (Eduardo Costa), irmão do "Gentil da Relojoaria". Esse garoto, foi o maior pescador de lambaris e lobós que eu já vi! Enchia duas capangas  de peixes, que trazia atravessada no corpo! Era lançar a linha e puxar! Então havia sempre disputas entre Teleco e o Tulinho! Duas forças poderosas! Duelo de Titãs! Mas, ao final, acho que o Teleco foi o maior!
                   Nessa pequena homenagem que presto ao Córrego do Sapo que me proporcionou os momentos mais felizes da minha puberdade, homenageio também esses personagens reais e importantes da minha vida! Tulinho Jayme já se foi ao encontro do Altíssimo. Teleco, pelo que me contaram (eu não sabia!) mora no "Abrigos dos velhos" em Rio Verde (irei visitá-lo quando estiver na cidade!) Emilinho reside em Uberlândia e trabalha, como sempre, no ramo de automóveis! Leonardo continua na sua nobre profissão de salvar vidas. E o Demerval, pelo que sei, reside em Goiânia. Todos grandes amigos e mais do que isso, inesquecíveis!
                      "Todo menino é um rei/ Eu também já fui rei/ Mas, quá, despertei/... Menino sonha com coisas/ Que a gente cresce  e não vê mais!"

Herdeiros de mim

  Por Tadeu Nascimento

               Tenho dois netinhos. Otávio, de 7 anos e Joaquim, de 5, filhos da minha filha única Thaís. Um é o oposto do outro. Se um é calmo o outro é inquieto. Se um é cuidadoso, o outro, desleixado. Eu, fico a observá-los. Mais do que isso, fico a imaginar o futuro dos meus gens. O que farão da herança genética que herdaram de mim? Até onde serei responsável pelo seus sucessos ou sofrimentos, principalmente quando adultos? Como será o futuro dos filhos deles, dos netos deles, meus descendentes?  
               O quanto dos meus defeitos genéticos incidirão em suas felicidades? Se serão ou não infelizes, terei uma parcela de culpa! Lembro-me do meu bom e amado pai, Prof. Clóvis, quando ele soube que eu sofria de gôta (ácido úrico alterado), disse:  "Que triste herança eu deixei para você e seu irmão!"
              Mas, voltando aos meus netinhos: alguma coisa, imagino, quando eu os vejo calados, pensativos no sofá ou sentados no chão, encostados nos cantos das paredes... Acredito que a infância é um grande e maravilhoso laboratório de sonhos! Mas, o que na verdade eles sonham? Difícil imaginar. Talvez ficam ali sonhando com a volta  do papai com a mamãe, em razão do casamento desfeito! "Eles brigaram muito mas eu queria o papai, a mamãe, o meu irmão e eu, bem juntinhos, para sempre!" Mas, não comentam nada! Como se o assunto separação fosse um crime! Ou talvez  em um brinquedo novo que ele viu nas mãos de um coleguinha vizinho! O iluminista Jean Jacques Rosseau defendia: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe!". Ou seja, o mal não está na origem mas, no depois! "No depois" significa a convivência com os outros!
               Os sonhos são desejos da alma! A humanidade precisa se direcionar para as crianças! Principalmente naquilo que elas verdadeiramente desejam! As crianças enquanto inocentes, só querem um espaço para brincar, serem felizes! Elas não querem mais que um algodão doce, um saco de pipocas, um sorvete, uma gangorra! O mundo seria muito mais fácil se tivéssemos também os desejos inocentes das crianças! As crianças, antes de serem corrompidas pelos adultos, não pensam em acúmulo de bens materiais, de riquezas, E se pensam em acúmulos são de coisas pra lá de inocentes; querem um tantão de balinhas, um tantãozão de chocolates e um mundão de sacos de skynis! 
                 Não é tão difícil resolver os problemas do mundo, parar com as guerras...É só os chefes de estados prestarem atenção nos animais e nas inocências das crianças. Os animais não matam os seus iguais; apenas brigam pela a sua fêmea, que é o extinto que obedece a lei da preservação das espécies! E se as crianças só sonham coisas boas, - antes de se corromperem- sem saber que existe a maldade, não teria, claro, como praticar o mal! " Livrai-nos do mal" diz o "Pai Nosso"!
                Utopia esse meu raciocínio? Não. Segundo os filósofos, um dia, a humanidade  será só altruísta! Quando as máquinas fizerem todos os serviços que o homem de hoje faz, restará a compreensão, a perseverança, a caridade para se sentirem humanos!
                Se prestarmos atenção, veremos que não são os jovens que fazem as guerras, mas sim os generais de 70, 80 anos, o que é um absurdo! Por que os generais (homens sem futuro) não vão eles mesmos, para os campos de batalhas se enfrentarem? Ordenam os nossos filhos a se matarem numa aventura suicida, vergonhosa e maldiçoada! Fica óbvio que quantos mais vivemos, mais violentos, mais covardes, nos tornamos! Cadê a evolução humana que eu disse no parágrafo anterior? Quanto mais velhos, mais gana pelo lucro! É só lucro, lucro, lucro, sempre o lucro! Pois é, a criança é inocente até conhecer o poder do dinheiro! Depois disso, vai se transformando em um ser insensível até se tornar um monstro capitalista!
                 Não sei como terminar essa crônica, mas, faço votos que os meu netos sejam sempre melhor do que seu avô materno e que continuem com o espírito de criança para sempre e que sonhem os melhores sonhos! E o mais importantes: que vivam os seus sonhos!

terça-feira, 27 de setembro de 2016



  Carta de saudade a Rafton Nascimento Leão


Por Tadeu Nascimento

                                Querido primo Rafton,


                             Senti muito com a sua partida! Você meu primo irmão, minha referência, posto que não tenho irmão mais velho. Nossas mães eram irmãs e os nossos pais primos em primeiro grau. Tinha-o, tenho-o e o terei sempre como meu irmão mais velho. Mas, absurdamente, acho que você teve sorte grande em ter partido antes do desastre que o Brasil está vivendo. Você, honesto (sem falsa modéstia), valente como ninguém, nacionalista, incorruptível, intelectual,  sonhador, leal, veria todo seu sonho se derreter... O sonho de um Brasil liberto, sem fome, sem analfabetos... Se aqui estivesse, estaria, como bem sei, sofrendo muito! Você que foi exilado (anos no Chile, na Argentina, Suécia, viveu a sua tão sonhada revolução na independência de Moçambique), lutou pela democracia e por um mundo mais justo. E sem dúvida, se envergonharia em ver o Brasil caminhando para a Idade Média! 
                              Quem o conheceu o admirava! Suas histórias fantásticas causavam inveja! Quem não gostaria de ter a sua  coragem para viver as aventuras que você ousou? Encarando os milicos na ditadura brasileira e depois, no Chile, fugindo do exército que estava contra o então presidente Salvador Allende. Exilou-se para Europa. Foi viver na Suécia e anos depois teve a chance de realizar o seu sonho: você um dia encontrou com um velho amigo brasileiro e lhe perguntou o que ele iria fazer naqueles dias e o amigo respondeu: "Vou fazer a minha revolução!". E você perguntou: "Onde?" E o amigo respondeu: "Em Moçambique"! Vou ajudar libertar Moçambique de Portugal, vou fazer alguma coisa pela minha biografia!- e o você de pronto respondeu: "Estamos juntos!" E assim era  você: vivia de desafios!
                         Voltando aos  atuais tempos cinzentos: a velha elite tramou a mais sórdida armadilha, afiançada pelos interesses dos grandes investidores americanos detentores da inesgotável sanha  pelo pré-sal, associada a gula da mídia mais podre do país e com um Congresso Nacional mais venal da história! Veria traições de grande parte dos políticos, principalmente do PMDB, agremiação que mais se beneficiou do governo Dilma!
                         Supondo que não está nos vendo, primo, saiba que o indecoroso e indiciado presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, abriu o processo de impecheament da presidente! E que dois meses depois também fora cassado pelo seus pares! E sabe também quem foi o relator desse processo vergonhoso contra Dilma Rousseff?! Foi o deputado do PTB por Goiás Jovair Arantes, um dos mais agraciados dos governos Lula e Dilma! O então líder do PMDB, Romero Jucá, aliado de Dilma, vestiu a roupa de Judas e traiu a aliança com o governo e foi um dos maiores conspiradores para queda da presidente! O senador e educador Cristóvão Buarque, que se garantia como esquerdista convicto, traiu a própria memória! Hoje é obrigado a engolir o ministro Mendonça Filho , cujo primeiro ato no ministério foi ouvir as sugestões do pseudo ator pornô Alexandre Frota para Educação! Mendonça e Frota estão com projeto para o ensino médio com matérias da época da ditadura como "Moral e Cívica"! E as traições não param por aqui: a senadora Marta Suplicy votou a favor da cassação de Dilma! Logo quem! Despeitada, claro, ela que queria ser a estrela do Partido dos Trabalhadores! Até o seu filho Supla, a acusou de golpista! Nunca mais vai se eleger a nada!
                         Destituíram a presidente do poder; o vice assumiu, mas, de imediato nas ruas, o "Fora Temer"  tomou conta! Agora querem cassar os direitos políticos e prender o Lula! Querem enterrar o PT, cassando os direitos políticos de Lula! Porque se não o fizerem, Luis Inácio voltará a vestir a faixa presidencial! Esquecem que a injustiça é a melhor forma de fabricar um herói! Basta lembrar que a  injustiça fez de Mandela um herói e presidente! E o Lula voltará como herói, vivo ou morto!
                         Sem contar que  estão cassando só políticos do Partido dos Trabalhadores! O senador Aécio Neves foi denunciado várias vezes, inclusive sobre uma apreensão de 400 quilos de cocaína apreendidos no aeroporto nas terras de sua família, na cidade Cláudio, MG! O ex- presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, atolado até o pescoço, está livre, flanando com a propina que extorquira, rindo dos seus ex pares! Por que, com todas as provas, não prendem Eduardo Cunha, a mulher e a filha? Por que nada acontece com os senadores Aécio Neves, Romero Jucá, Renan Calheiros, com os ministros Eliseu Padilha, Moreira Franco e tantos outros envolvidos em escândalos? Por que não questionam os 10 milhões em propina recebido por Michel Temer? Está evidenciado a obsessão em destruir o PT  e mandar o Lula para prisão, justamente pelo medo de o ex-presidente voltar ao poder!
                         O mundo inteiro tem se manifestado que a democracia no Brasil foi ferida de morte! O próximo passo desse governo é se ajoelhar ao FMI!
                        O nosso país voltou a ser o que o escritor Gustavo Barroso acusava na década de 1950: "Brasil, colônia de banqueiros"
                        A tristeza tomou conta do país, a carestia está avassaladora, o desemprego bateu recorde, e nunca se viu tantas lojas vazias por todo Brasil: o valor dos imóveis despencaram, pois o objetivo do governo é por em liquidação todo o país para vendê-lo ao capital estrangeiro a preço vil! E na calada da noite já venderam grande número de ativos da Petrobrás!
                        Numa  outra ponta, , um  juiz federal tendencioso, metido a justiceiro, Sérgio Moro,  que na verdade se apresenta como inquisidor como Savonarola e/ou Torquemada, ambos do Santo Ofício, que só manda prender políticos do PT e poupa vergonhosamente os do PSDB, do DEM e também do PMDB, que desbragadamente cometeram corrupções de toda ordem! O senador Aécio Neves foi citado várias vezes em delações premiadas, de receber  milhões em propina e até agora nenhuma manifestação do juiz justiceiro. O mesmo acontece em relação a Michel Temer!         
                       Estamos vivendo a era da maldade! E, portanto, a falta de esperança é uníssona! No entanto, é bom lembrar que o incorruptível Maximilian Robespierre da Revolução Francesa mandou dezenas para guilhotina, também teve o seu pescoço decapitado e sua cabeça no  cesto! E como síntese dessa dialética, emergiu a era de Napoleão Bonaparte! Portanto, é bom prestar atenção no futuro perigoso que  estão fabricando! O tempo não para!
                       Mas, apesar da nuvem negra que paira sobre a nossa pátria, acredito que em um futuro próximo  a justiça  sobreviverá tal qual  você sempre defendeu e que o povo tanto almeja!
                       Abraços saudosos do seu primo irmão

                       Tadeu.


domingo, 18 de setembro de 2016


A maior farsa da história ou uma quadrilha no poder


Por Tadeu Nascimento
                               Esse artigo- gostaria que fosse crônica- é pra você que acredita na lisura do impeachement da presidente Dilma! Estamos vendo a maior farsa da nossa história! Mas o que está por trás disso? Uma complexa trama de interesses é a resposta! E nessa panela da conspiração, era preciso  vários ingredientes! Conseguiram! Mas dialeticamente esta síntese também é uma nova antítese, ou seja, os dados ainda estão rolando! À parte disso, sempre existiu muito interesse do sistema capitalista americano sobre nossas riquezas! E a bola da vez é o pré-sal! As grandes companhias de petróleo estão sedentas e esfomeadas pelo nosso ouro negro! E essa riqueza é infinda! Seria a nossa independência por várias e várias gerações! E nessa questão, estão abençoando o senador ex-esquerdista, ex exilado, mas também uma das ex esperança do Brasil, José Serra, que agora está empenhado em privatizar o petróleo do pré-sal! Imagine o quanto ele vai levar nessa! Essas companhias prometeram bancá-lo na eleição para presidente da República! O Serra sempre foi obcecado pela Presidência da República! Somado a isso, existe a gana natural pelo poder das elites que querem os salões de espera dos aeroportos sejam só para eles!; as mesmas elites que querem  quatro ou cinco mucambas na suas casas com salários mínimos equivalentes a 40 dólares (e o dólar valendo 4 Reais!) como era na era de FHC; que querem que a gasolina seja cara para que as ruas sejam livres para que eles e suas madames (esposas e amantes) circularem à vontade; e que os pobres lhes sirvam muito bem quando votarem neles ou nos seus representantes! Versão moderna da casa grande e senzala!
                               E nessa execução da trama diabólica, os personagens principais eram partícipes do governo Dilma! Seus "fiéis'' aliados, são as estrelas do PMDB, o partido que fez história em prol da democracia, sob a batuta do  honrado e inatacável Ulisses Guimarães- e que hoje é comandada pela maior quadrilha da história política do Brasil! Judas Iscariotes e Silvério dos Reis se envergonhariam diante de tamanha e imoral traição! É o neoliberalismo no poder! Pobre há de ser sempre pobre! "Hora, quem vai limpar as nossas latrinas?" Mas não para por aí, junta-se a esse tabuleiro de xadrez o Ministério Público, o TCU, os ministros do STF e aquele que faz o papel do cavalo (que corre em "L" no mesmo tabuleiro) para dar o cheque mate: um juiz federal Sérgio Moro, cujo pai, é fundador do PSDB! Sincronia perfeita! Só que esqueceram de combinar com o povo!
                               E no final, cassaram a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade por cometer "pedalas fiscais", que são os gastos sem autorização legal, ou seja, sem autorização do parlamento! Muito bem, passadas menos de 48 horas do expurgo da presidenta, o presidente em exercício, Rodrigo Maia, sob às ordens do transilvânico presidente em viagem para China, Michel Temer, sanciona uma lei que não mais seja crime as pedaladas fiscais, justamente os mesmos delitos que a ex-presidente foi condenada! Ou seja, o drácula da USP, hoje no Palácio da Alvorada, pode, a partir de agora, pedalar a vontade, pois não é mais crime! Coisa de bandido! 
                               Nunca na história do Brasil, houve uma arquitetura tão diabólica como essa! E se apurarmos as fichas  criminais dos seus ministros e afilhados, veremos que quase todos estão no balaio da Lava Jato! Apenas para citar os principais: o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha está enrolado, não só sob a égide da Lava Jato, como também no TCU no escândalo da BR 060, que liga Goiânia a Brasília, além dos desvios de verbas das construções dos aeroportos, inclusive o de Goiânia! O diabólico Eduardo Cunha, o Joseph Fouchè da Revolução Francesa, ex- presidente da Câmara Federal do Brasil, preste a ser preso, covarde, inescrupuloso e ardiloso como o próprio Mefístofeles! E por fora da Lava jato, o senador por Rondônia, Romero Jucá, o exemplo mor da canalhice, que foi homem de confiança de Dilma, foi defenestrado depois de três dias no ministério de Temer, por falar bobagens, tem como uma espada sobre o seu pescoço, meia dúzia de processos criminais! É só pesquisar no Google! O deputado baiano Mendonça Filho, como ministro da Educação, é demais! Um semi-analfabeto que recebeu na sua primeira audiência como ministro (como se não tivéssemos problemas na educação), nada menos que  o imbecil ator pornô Alexandre Frota e o pior, acatou as suas sugestões para a educação no país!). Essa conspiração deve ter sido articulada no caldeirão do inferno e sob a batuta do diabo!
                                Karl Marx, no seu antológico livro "18 Brumário", disse, logo no preâmbulo: A história só se repete como farsa ou como tragédia! Pois é, por mais que esse golpe me lembre as causas da Revolução Francesa, essa farsa pode acabar em tragédia! Uma outra tragédia! O estopim está aceso! Só falta surgirem novos Marat, Danton, Desmoulins e Robespierre! A grande massa de milhões de excluídos está exausta e poderá lançar sua ira incontrolável sobre essa elite insensível e corrupta! E muitas cabeças poderão colorir de vermelho a lâmina do cutelo para imediatamente rolarem para o cesto! Depois (aqueles que se safarem) não reclamarem que eu não avisei!


                               Em tempo: adoraria saber quais governantes (de todas as esferas) seriam machos para continuarem com as suas bundas sobre as poltronas do cargo público, quando o fogo da justiça do povo começar a arder!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vênus de Milo

A mulher mais linda do mundo

Por Tadeu Nascimento

                               Reza a lenda que na Itália medieval, mais precisamente em Florença, existia uma mulher fascinante, cuja beleza, mais que inebriava os homens, ela os deixam hipnotizados! Imagine uma mulher mais bela que a Bruna Marquezine e mais doce que a princesa Diana da Inglaterra! Uma lady, uma deusa! Tratava- se da jovem aristocrata Rosaura Montalbani. Era tão linda que quando chegava à janela, o povo enchia as ruas, impossibilitando a passagem das carruagens! Quando expressava um sorriso, fazia com que todos os homens automaticamente sorrissem também! Tão bela que os negociantes recusavam pagamentos das despesas que ela fizesse. Quando entrava na igreja, os devotos desviavam o rosto do altar, para olhar para ela e eram, portanto, amaldiçoados pelo  sacerdote que fazia cara de felicidade quando a via, para logo em seguida, chamar a atenção dos fiéis  que babavam por uma simples mortal que os encantava como se fosse deusa! Todos os dias pescadores retiravam do Rio Arno o corpo de algum rapaz que havia morrido pelo seu amor! Todas as noites, vigilantes encontravam um corpo de um cavalheiro, ricamente vestido, tendo um punhal cravado no coração, por haver sido preterido pela bela Rosaura! Ela acabou sendo levada ao tribunal pelos amargurados e revoltados pais dos jovens! De todas as vezes, foi acusada de ser demasiada bela! E todas as vezes os juízes ficavam tão empolgados com sua beleza que a colocavam em liberdade! 
                              Conta ainda a lenda que ela foi intimada a comparecer diante da justiça, porque um tesoureiro havia gasto todo o dinheiro da empresa onde trabalhava com presentes para bela Rosaura e então, acabou se suicidando! Dessa vez ela foi condenada ao pelourinho a tantas chibatadas! Mas ninguém quis executar a sentença e por isso foi novamente posta em liberdade! " Eu, machucar um deusa? Jamais!"- diziam os rapazes, todos apaixonados! "Só for para açoitá-la com pétalas de rosas!", ou  ainda: "Prefiro me matar!"- diziam outros!
                              Um jovem de duque de Florença tornou-se melancólico- adjetivo antigo que se usava para os que  atualmente chamamos de  "depressivo"-,  retirou-se na torre de uma capela com tintas e pincéis. Fechou-se lá dentro e não queria mais comer nem beber. Mandaram chamar seu pai, que bateu à porta da torre, mas não obteve resposta. Ao forçar a porta, viu as paredes e tetos pintados de santas, de anjos sorridentes, de Madalenas penitentes e adoráveis Madonas todas com as mesmas feições de Rosaura Montalvani. Ficou constatado que o jovem enlouquecera diante da visão do rosto da maravilhosa Rosaura! Mais uma vez a bela de Florença foi levada  a presença dos juízes, porém, dessa vez, colocaram-na uma máscara em forma de caveira, afim de evitar que seu rosto causasse novas ruínas!
                              Trinta e nove anos depois, quando o Grão Duque Cosme subiu ao trono, tomou conhecimento do caso da mulher da máscara de caveira que fora condenada a prisão perpétua por ser demasiada bela, mandou buscá-la à sua presença. Quando lhe tiraram a máscara, disse o duque: "Bela, essa mulher?" Essa mulher não tem nada de beleza! Aliás, é terrivelmente feia! 
                              Segundos depois, percebeu então que a maldade humana havia roubado-lhe a sua famosa beleza! As feições da Rosaura tinham tomado forma de caveira! Dos olhos do Grão Duque desceram duas lágrimas, enquanto os demais presentes- que conheceram  aquela que era de uma beleza dos deuses- caíram em prantos! 
                              E como castigo, a tristeza tomou conta de Florença por muitos anos!
                              Moral da história: a beleza provoca , não só paixões  alucinantes, mas grande inveja nas mentes doentias!

terça-feira, 23 de agosto de 2016


Meu nome não é bonito?

 Por Tadeu Nascimento


                  Nem todo mundo gosta do próprio nome. Quando menino, eu detestava! À época, em Rio Verde,  o meu prenome  era pouco comum!  E era uma variação de gozações em cima do meu pobre nome! Taduro, Tadinho, Tadoido, Jadeu, Judeu; "A rainha de Bag-dá, "o rei do Su-dão" (e porque você também, não?)!" E a  inevitável e maçante "Tadeu, cadê o Tadano? (e nessa, o meu irmão Telmo pagava o pato!)" E por aí ia!
                   Porque não escolheram melhor nome? Mesmo um nome comumzinho, tipo José, João, Joaquim-reclamava eu, aos meus país! Por que não o nome dele, meu pai, Clóvis; ou ainda, do meu avô paterno, Ernesto, ou, mesmo, o do imperador Júlio César ou do Otávio Augusto, ao invés de Tadeu que viraria Jadeu? Que falta de imaginação! E a minha mãe se defendia, dizendo ser a culpa da devoção a São Judas! 
                   E com o tempo, outros Tadeu foram surgindo. Os autores de novelas passaram a criar personagens com o meu prenome! Me recordo que por volta de 1990, quando eu tinha uma vasta cabeleira e a amarrava à moda "rabo de cavalo", surgiu uma novela da Globo com um personagem que se passava por médico e que usava as suas madeixas, à moda equina e que se chamava também Tadeu!  Muitas pessoas me perguntavam se eu estava imitando o personagem da dita novela, sendo que eu já era cabeludo bem uma década vencida! Na inesquecível "Roque Santeiro", o ator Fábio Júnior, fazia o papel do sedutor Jorge Tadeu  que tinha como símbolo, uma árvore, cuja folha, parecia com antúrio, uma alusão ao sexo masculino: a flor do Jorge Tadeu! E os meus amigos pegavam no meu pé! E o pior, naquela época, tornou-se sucesso imenso uma música do nordeste "Seu delegado prende o Tadeu!" e eu passei a não ter mais paz! Não havia um lugar onde eu chegava, que um engraçadinho começava: "Seu delegado prende o Tadeu ele pegou a minha irmã e...!" E por fim, veio o bonitão do apresentador do "Fantástico", Tadeu Smith e aí, pararam de de alugar!
                  Quando resolvi criar um blog, me surpreendi com tantos Tadeu! E também com os Tadeu Nascimento! Havia nove blogueiros com o meu nome! Nove! Tinha um vereador pelo PV, um deputado do PSDB, um apresentador de televisão em Fortaleza, um gay- e pasmem-, um pai de santo que vendia macumba semipronta via internet (bastava o interessado colocar a galinha preta e a farofa por 10 minutos no micro ondas), mas tinha também, felizmente, um juiz federal! Fui obrigado então, adotar "tadeunascimento10" para o meu blog!
                 Tadeu agora é nome comum, graças a Deus! Tenho, ao menos dez amigos homônimos! De quando em vez, ouço pessoas dizendo que o meu nome é lindo! Será? Não sei. Só sei que hoje me sinto feliz pelo o meu nome e  agradeço aos meus pais pela escolha do santo!
                 Viva São Judas!

quinta-feira, 14 de julho de 2016


O porquê do Brasil estar sempre mal


Por Tadeu Nascimento

                   Existe uma questão secular que não muda! Por que o Brasil vive às turras com a economia? Desde que me entendo por gente que o país vai mal!  Já vivi muitas crises terríveis!  Entre elas a Revolução de 64 e a do petróleo nos governos da ditadura! Os planos Cruzado e Verão e o famigerado Plano Collor! É claro que a má administração não seja causa única! São vários fatores! E o principal, a meu ver, é círculo vicioso onde a ignorância do brasileiro, hipnotizado pela mídia venal- com a Globo à frente- vota em que a mídia determinar e ainda, na outra ponta,  vota também no candidato, não pela sua competência, mas por que é seu vizinho, ou primo, ou amigo,  na esperança  que o candidato, se eleito,  arrumar um emprego para o filho, uma boquinha para si no governo, mesmo sabendo que pretenso político não tem a mínima capacidade de exercer cargo público!
                   Os livros de história do Brasil  não escondem os nossos infortúnios econômicos! A quem interessar possa, que veja o histórico da nossa economia desde o Império! Da origem da nossa antiga dívida externa! De Visconde de Mauá e o banqueiro Rothschild! O contrato espúrio da construção da primeira ferrovia do Brasil, cuja cláusula de garantia versava aos construtores todas as benesses, incluindo isenções de impostos e manutenção da ferrovia que seria por conta do governo brasileiro! Foi o primeiro contrato com credores bancários internacionais feitos pelo Brasil. Sobre esse assunto sugiro ao leitor a excelente obra  "Brasil, república dos banqueiros'' de Gustavo Barroso!
                   O "Encilhamento", episódio criado por Rui Barbosa, ministro da fazenda de 1889 a 1891, estopim para grave crise econômica na Primeira República. O principal motivo foi a emissão descontrolada de moeda pelo governo e ações sem lastro pelas empresas criadas nesse período, que provocou alta inflação e especulação financeira. Em 1891 viaja para Europa e encontra com D. Pedro Segundo e fala: " majestade, me perdoe, não sabia que a República era isso!" Palavras de um republicano que ajudou a depor e exilar o imperador!
                   A mídia é capaz de fazer com que o Brasil seja o único país do mundo a ter uma classe pobre de direita-, pregava o cantor Tim Maia!  Afora isso, temos uma elite de pior espécie! Culpar esse ou aquele político  pelas mazelas do país é um exagero! É ter uma visão caolha dos fatos! Esquecemos da nossa elite que extorque o governo e os políticos a cada minuto! Começa por bancar as eleições dos candidatos para depois cobrar-lhes bem mais caro!   Os políticos mudam, as empresas continuam! É preciso lembra que a OAS Construtora, da Bahia, vem corrompendo políticos e governos desde a ditadura militar, apadrinhado pelo então poderoso senador baiano Antônio Carlos Magalhães, empreiteira que atualmente é uma das vedetes da Operação Lava Jato! A as construtoras Mendes Júnior, Camargo Corrêa por mais de 50 anos são peças angulares de corrupção nos governos municipais, estaduais e federal!   A Odebrechet, a rainha de todas empreiteiras, a corruptora mor, nesse mar de lama, vem desde os governos Sarney, passando pelos governos Itamar, Fernando Henrique, Lula e Dilma!  O mal em si, não está só nos corrompidos, mas enormemente nos corruptores: enquanto o deputado corrupto embolsa 500 milhões de reais de propina a empreiteira que o prestigiou leva pra si 5 bilhões de reais dos cofres públicos!  E, claro, sempre abençoado pela mídia que só existe em face de  dinheiro sujo de tais incorporações! Quantas escolas, hospitais e estradas seriam construídos com esse dinheiro pertencente ao erário? E a  carestia que sufoca os mais pobres da população, consequência direta desse dinheiro roubado do povo brasileiro! E pasmem, não devolverão o total dinheiro roubado! E ainda, como não se bastasse, o Ministério Público quer parte desse dinheiro roubado da Petrobras para o sua pasta, sob a justificativa de aperfeiçoamento de seus trabalhos! Fazem-se de cegos, mudos e surdos os procuradores, como não soubessem nada de Direito Administrativo, pois "ignoram" que  a Petrobras é uma empresa regida pelo regime privado!
                 E o que causa mais assombro, é que as excelências responsáveis pelos desvios do dinheiro nacional conseguem escapulir das garras da justiça, como aconteceu essa semana com a soltura de Carlinhos Cachoeira, condenado contumaz por corrupção pela Justiça Federal, do seu parceiro, dono da  Construtora Delta, Fernando Cavendish e de mais três dos seus capadócios que estão cumprindo prisões domiciliares no Rio de Janeiro sem as vergonhosas tornozeleiras eletrônicas, como se estivessem curtindo férias! E o povo que se lasque!

quinta-feira, 7 de julho de 2016



Que país é esse que dá mais valor a Alexandre Frota do que em Chico Buarque

 Por Tadeu Nascimento


 No último domingo, assisti um DVD sobre a história do futebol. Mais precisamente o futebol brasileiro. O título do vídeo é " A história do futebol- um jogo mágico". Não mais que de repente, me vi em lágrimas! Não só pelo fato do sucesso da seleção das décadas de 60/70. Emocionei-me pela esperança que tinha o povo  brasileiro! Como éramos um povo cheio de esperanças! Um Brasil em construção: Brasília brotava no coração do país, em pleno cerrado, no planalto central do Brasil! Um presidente-sorriso, Juscelino Kubstheck,  que irradiava esperança!   Uma seleção brasileira de futebol, a melhor do planeta com Pelé, Garrinha, Didi, Nilton Santos. O povo brasileiro vivia um sonho, ao som da Bossa Nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes! Emocionante! Vale a pena assistir! 
                                         Terminada o documentário passei a filosofar! Como nos perdemos no caminho? Onde erramos? O que fizemos para chegar onde chegamos? O governo do PT é o culpado, embora vivemos de crise em crise desde o Império? Se mesmo na era progressista de Getúlio acabou resultando na desgraça de um tiro no peito do presidente? Se quando Juscelino, o maior de todos os presidentes, viveu o inferno zodiacal sobre a batuta do famigerado Carlos Lacerda que resultou numa longa noite de 29 anos de ditadura?
                                          O que fizeram da nossa música, do nosso futebol da nossa literatura? Tudo virou lixo! A mídia se encarregou de destruir os verdadeiros valores! Intencionalmente, os donos da mídia fazem questão de "emburrecer" a população com programas de péssimo entretenimento, tipo "Malhação", "Esquenta", "Faustão", "Gugu", pois, óbvio, torna-se mais fácil manipular a população! Desde então, não surgiu um sequer grande artista! Exceção para Marisa Monte! Saudades dos tempos dos festivais da Record que revelaram os últimos grandes compositores da MPB! Saudades das novelas e mini-séries como "O bem amado", "Gabriela", Grande sertão: veredas e "Roque Santeiro"!
                                         A ordem agora é da operação desmonte! E com isso, mergulhamos no caos! Somente a vinda de um avatar para nos tirar dessa miséria humana! Parece-me que tudo está perdido! O mundo vai de mal a pior e o Brasil no centro do furacão! Segundo o budismo, avatares são seres iluminados, como Buda, Lao-Tsé,  Jesus, o Cristo que vêm à Terra para por ordem no caos! E o caos de agora é pior que o de 1929, o ano da queda das bolsas de New York, quando milhares de investidores suicidaram! O mundo atual se transformou numa gigante Babilônia de imoralidades! Tudo pelo dinheiro! E para tirar o lodo do ouro enaltecem a orgia  financeira usando a mídia como fornalha para chegar ao poder!
                                       Cá, no nosso país, o escárnio tomou conta! Um governo filho de um golpe- agora parlamentar- ultrajante lança suas chamas da miséria! A exemplo disso, o ministro da Educação, um desqualificado para o cargo, ocupa uma das pastas mais importantes: Mendonça Filho, denunciado pelo Escândalo da Petrobrás tonou-se suspeito na Lava Jato e que no primeiro dia de trabalho, concede audiência e dá importância notória a um Alexandre Frota, ator pornô de décima quinta categoria! Frota foi levar ao ministro 12 sugestões para mudar o país, entre elas, "amplo  programa de privatização", "reforma da previdência", "simplificação das leis trabalhista". As duas medidas para educação que apresentou não passam propostas vergonhosas, posto que inconstitucionais: "escolas sem partido" e, pasmem: “doutrinação ideológica nas escolas! E com isso, fica a dúvida se ele é apenas um imbecil ou um mal caráter! Fico com as duas opções!         
                                     Um presidente da Câmara Federal, o primeiro na atual linha sucessória  à presidência da República, atolado até o pescoço na lama da corrupção; um presidente do Senado, não menos envolvido em gatunagens, ocupando o segundo lugar na mesma linha sucessória! Um ministro, Eliseu Padilha, condenado quando ministro dos Transportes do governo FHC, envolvido no escândalo da duplicação da rodovia que liga Goiânia-Brasília e o Aeroporto de Goiânia agora paladino da moralidade! Um Congresso Nacional desmoralizado, cujos representantes, vão de um simplório e analfabeto Tiririca ao fascista Jair Bolsonaro, passando pelos evangélicos e despudorados homofóbicos Marco Feliciano e o "engenhoso"  João Campos, autor da lei que criaria Kit-gay!
                                       Uma elite atrasada que repudia  o simples direito de pensar e ofende um dos maiores brasileiros da história: Chico Buarque! Há poucos meses, um idiota, que por sinal é goiano, cantor de happer, juntamente com o filho do Álvaro Garnero e neto de Mário Garnero, empresário envolvido no escândalo da quebradeira do Banco BrasilInvest S/A na era Sarney e mais dois outros boçais, cercaram  Chico na saída de um restaurante no Rio de Janeiro e o insultaram! Esse idiota, neto de um truculento e ignorante fazendeiro, foi indagado por Chico:  "De onde você é?", o neto da ignorância apelou e tentou agredir o Chico ao ponto de ser segurado fisicamente pela turma do deixa disso! Quer dizer: para a elite, você não tem o direito de se expressar! Talvez fosse o caso de rasgar a Constituição Federal e apagar o verbete "democracia" do Aurélio"!
                                        Renato Russo tinha razão: "Que país é esse?!"

O maior hippie da história


 Por Tadeu Nascimento


                              Imagine como seria Jesus Cristo se ele vivesse nos dias de hoje! Em um lugar como Nova Iorque, por exemplo.  Naturalmente teria nascido num bairro mais pobre da cidade: o Bronx. Ou se fosse no Rio de Janeiro, numa favela como a Mangueira, Rocinha ou na miserável Pavãozinho.  Mas suponhamos que fosse americano do norte:  estaria ele, o cabeludo que seria o mais conhecido da história, peregrinando pelas quintas avenidas da mais importante metrópole do mundo vestido com a sua indefectível calça jeans desbotada, camiseta branca tipo hering, um tênis velho e acompanhado por um bando de hippies- alguns com violões e flautas penduradas ao pescoço-, distribuindo flores e  cantando mantras como "Faça amor, não faça guerra"! Seriam, vagabundos ou desocupados, segundo a visão da elite mais rica e também da polícia mais poderosa do planeta. E ao comparar essa hipótese com os dias de hoje, me causa náuseas, pensar que nas igrejas é um desfilar de roupas da última moda a reverenciar o humilde mestre Jesus!
              E voltando a vida moderna do mestre: nas suas andanças, faria suas pregações na porta do edifício da bolsa de valores de Nova Iorque, o centro financeiro do mundo, assim como fez  Jesus no templo de Jerusalém, há 2016 anos: “Dai ao tio San o que é do tio San e a Deus o que é de Deus!” Discutiria com os doutores e PHDs das universidades e, pasmem, com os líderes das igrejas evangélicas! E os banqueiros, claro, torceriam os narizes para Jesus e para aquele bando de vagabundos!  Dormiria ao relento com sua turma no Central Park, a despeito dos cassetetes dos guardas que os acordariam por dormirem em um lugar público, criado por Deus pai, assim como foi um dia no Jardim das Oliveiras!
             E quantos aos seus milagres, Jesus ao passar pelos guetos novaiorquinos, curaria os drogados, os cegos por dinheiro, os surdos e mudos da palavra de Deus e multiplicaria pães, peixes e vinho para os miseráveis das escadarias do Harlem- um bairro pobre de afro-americanos! Talvez tivesse acompanhado de uma ex prostituta e ex drogada, tipo Mary Madalene.
              E certamente, um dia, um mega milionário perguntaria a Jesus como faria para que ele chegasse a Deus, e o Divino mestre responderia: "Vende a sua fábrica, sua mansão, seus carrões, doa tudo aos pobres e siga-me!" Pronto: Jesus ofenderia gravemente o deus dinheiro!
              E Jesus seria denunciado a justiça pelo Wall Street, centro financeiro de Nova Iorque ou pelo Federal Reserv, o banco central americano, por ofensa ao deus dinheiro, ao capitalismo, além  praticar a vadiagem, formação de quadrilha e por curas que seriam papel da indústria farmacêutica! A Suprema Corte, óbvio, condenaria o Cordeiro de Deus! A sua prisão seria conduzida coercitivamente pela a CIA e o FBI! Um batalhão dos marines armados até os dentes escoltariam o sublime Jesus à  cruz elétrica!
              E pela Via Crucis  passaria pelo bairro do Brooklin, bairro judeu- portanto seus compatriotas (onde não o reconheceriam e o negariam por três vezes!)- o mais populoso da cidade, repletos de turistas até Manhattan, a vitrine do capitalismo!
              E na sua crucificação, estaria entre dois ladrões banqueiros, quem sabe, os donos do banco JP Morgan ou do L Brothers que o "Sublime Peregrino" os ensinaria a arrepender dos seus pecados!
              E claro, seria transmitido ao vivo para todo o planeta, via satélite! Sob o patrocínio da Coca-Cola e de uma dezena de megas empresas! Claro, estamos vivendo o "Estado Espetáculo!"
              E nos rincões mais humildes do Terra muitas lágrimas rolariam diante tamanha injustiça contra o  Filho do Homem!
              E o céu tremeria com a sua morte!
              E a estátua da Liberdade soltaria uma lágrima de luz! A lágrima que iluminaria o mundo! A luz que cega os ignorantes da verdade de Deus!
              E sem essa luz, a humanidade continuaria a mesma: desumana!